Umuarama, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

09/06/2021

Duplicação da Avenida Portugal entra na etapa final com acesso e recapeamento

Duplicação da Avenida Portugal entra na etapa final com acesso e recapeamento

A empreiteira contratada pelo município iniciou a etapa final do projeto de extensão da Avenida Portugal até a PR-482. A maior parte do trecho já foi pavimentada, além da construção de muro de arrimo, galerias pluviais e iluminação em LED. Agora é a vez do acesso à Rua Monteiro Lobato, a conexão com a parte antiga da via e o recapeamento da faixa no sentido centro à rodovia, além da implantação de mais galerias pluviais.

Por conta das obras, o acesso de veículos está restrito. A Secretaria de Defesa Social, por meio da Diretoria de Trânsito (Umutrans), orienta o tráfego no entroncamento com a Monteiro Lobato. Caminhões e demais veículos pesados devem trafegar com atenção, pois dividem espaço com os moradores de bairros no entorno do trecho em obras, bem como usuários do comércio local. Todos utilizam um acesso improvisado no início da nova pista da Portugal e também podem acessar a região pelo trevo de saída para Maria Helena, pela pista nova, já que a antiga está em obras.

O prefeito Celso Pozzobom lembra que a duplicação foi concebida para estimular o desenvolvimento local, além de facilitar o acesso a bairros populosos, ao shopping e à nova rodoviária. A região já abriga várias empresas de pequeno, médio e grande porte e tem grande potencial de crescimento. A avenida terá 3,2 mil metros de extensão da Praça Portugal até o trevo da PR-482. O serviço é realizado pela Sotram Construtora e Terraplenagem.

“O município pretende integrar a Portugal com outras avenidas importantes da cidade, como a Dr. Ângelo Moreira da Fonseca e a Rio Grande do Norte, para distribuir melhor o fluxo de tráfego”, acrescentou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima.

O investimento na pavimentação é de R$ 4,9 milhões em recursos do governo do Estado, por meio do Programa ParanáCidade, e contrapartida municipal. Serão 27 mil m² de asfalto novo, recapeamento e adequações. “Além de melhorar um importante acesso ao centro, a obra modernizará uma das rotas mais utilizadas pelo tráfego pesado, que atendo parte do fluxo de caminhões entre a ponte de Porto Camargo (Icaraíma) e a PR-323”, completou Pozzobom.

A instalação das luminárias em LED também ajudam a garantir um trânsito muito mais seguro e confortável aos motoristas, pedestres e ciclistas, em um dos acessos mais movimentados de Umuarama. A iluminação está sendo implantada por uma empresa contratada para fornecer e instalar postes ornamentais. Serão 78 conjuntos de postes com braços ornamentais duplos, resultando em 156 luminárias LED, e um poste ornamental com suporte para seis luminárias, no trevo saída para Maria Helena. O investimento na iluminação é de R$ 890.548,78.

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal