Umuarama, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

04/05/2021

Agência do Trabalhador registra evolução das contratações no 1º quadrimestre

Agência do Trabalhador registra evolução das contratações no 1º quadrimestre

A intermediação de mão de obra, uma das atribuições da Agência do Trabalhador – uma parceria da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) – teve crescimento na colocação de trabalhadores nos quatro primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em 2020 o primeiro quadrimestre acumulou 495 contratações por indicação da agência. Neste ano, de janeiro a abril a somatória foi de 622 trabalhadores empregados com a intermediação. “Essa diferença reflete bem a reação do nosso mercado de trabalho aos efeitos da pandemia, que começaram a ser sentidos em março do ano passado. Apesar de todas as restrições, paralisação temporária de vários setores e instabilidades provocadas pela insegurança, as nossas empresas estão contratando mais em 2021 do que na mesma época, no ano anterior”, avaliou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Edvaldo Ceranto Júnior.

Na comparação mês a mês, a diferença positiva fica mais evidente. Em janeiro de 2020 foram contratados 118 trabalhadores por intermédio da agência; neste ano, no mesmo mês, foram 138 contratações. O desempenho se repetiu em fevereiro (139 no ano passado e 163 neste ano), em março (153 contra 172 no corrente ano) e teve o maior diferencial em abril – foram apenas 85 contratações no ano passado e praticamente o dobro (149) em abril de 2021.

Os resultados também apontam a eficiência de algumas mudanças na sistemática de captação de vagas e encaminhamento de candidatos, implantadas a partir de janeiro deste ano. “Estamos procurando oportunidades em todos os setores, ampliação a capacitação dos trabalhadores e refinando a seleção de candidatos, conforme as necessidades e exigências das empresas. Existe rotatividade, entre contratações e desligamentos, mas o saldo tem sido mais positivo em todos os meses desse ano”, acrescentou o gerente da Agência do Trabalhador, Reginaldo Barros.

Nos meses restantes do ano passado, maio teve saldo positivo de 102, em junho foram 111, o melhor mês para contratações foi julho (493 empregados), agosto teve 274, setembro 210, outubro 168 e em novembro foram 328 os trabalhadores contratados por intermédio da agência.

Para o prefeito Celso Pozzobom, não se pode negar os efeitos da pandemia, mas felizmente a economia de Umuarama tem reagido. “As empresas estão apostando que esse momento complicado vai passar e segurando os trabalhadores. E o trabalhado da nossa agência tem cumprido sua função de aproximar os profissionais das vagas abertas no mercado de trabalho”, completou o prefeito.

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal