Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

24/04/2021

Pesquisa da Smel vai apontar motivos que levam população à atividade física

Pesquisa da Smel vai apontar motivos que levam população à atividade física

“O que motiva você a praticar exercícios físicos? E o que desmotiva, levando a parar?” Estas são questões que motivaram a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) a realizar uma pesquisa para mapear os componentes motivacionais da prática física e esportiva.

“Esses dados vão auxiliar no direcionamento de ações a serem implantadas pela secretaria para os próximos anos, no período pós pandemia de coronavírus, em especial na formulação de políticas públicas de intervenções para potencializar a manutenção e, consequentemente, minimizar o abandono da prática pelos umuaramenses”, explicou o secretário Jeferson Ferreira.

No momento, a equipe da Smel tem visitado as academias da cidade e também estradas rurais, como a Pioneiro, que recebem um número significante de ciclistas e pessoas realizando caminhadas, diariamente. “Ao final dessa pesquisa conseguiremos mensurar o que realmente motiva as pessoas a praticarem atividades físicas em nossa cidade. Com isso poderemos assertivamente, através dos dados coletados, realizar e promover ações ao encontro dos interesses dos munícipes”, acrescentou.

Para que mais pessoas possam responder ao questionário, a Secretaria de Esporte e Lazer disponibilizou a pesquisa por meio do endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdk6uprY5_ISE-cQGh0W3jL0Vd1OkAgdbEffqfcgtHOOqjibw/viewform A pesquisa já foi realizada em Paranavaí, de onde veio a iniciativa, e também será aplicada no município de Cianorte, permitindo a análise no contexto regional.

Por ser bem detalhado o questionário é um pouco extenso, mas exigirá poucos minutos dos participantes. “Por que 44 perguntas, sendo várias delas são praticamente ‘iguais’”, questiona o próprio secretário. Jefinho mesmo responde: “Enquanto instrumento de avaliação do comportamento humano, o quantitativo de perguntas está justamente ligado ao número de resposta que precisamos obter. Porque o agrupamento (média) das respostas a essas perguntas nos dará o percentual específico para cada tipo de comportamento”, explicou.

Como exemplo ele citou três opções de respostas que aparecem na sequência, no questionário: “Eu pratico atividade física para a melhora da minha saúde”, “Eu pratico atividade física porque o cardiologista mandou”, “Preciso emagrecer”, e “Porque minha vizinha também pratica”.

Desta forma, segundo Jefinho, será possível mensurar estatisticamente o que realmente a comunidade esportiva da cidade necessita. “Teremos um norte para o planejamento das ações para o esporte e o lazer para os próximos 5, talvez 10 anos. Daí a importância de conseguirmos o máximo de participação e respostas a todos os questionamentos”, concluiu.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal