Umuarama, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

22/04/2021

Ambulatório de Infectologia leva prevenção em tuberculose aos servidores do pátio da PMU

Ambulatório de Infectologia leva prevenção em tuberculose aos servidores do pátio da PMU

A equipe do Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira, 22, uma a avaliação para riscos de tuberculose junto a 28 servidores municipais que atuam no pátio rodoviário da Prefeitura. Em três etapas de trabalho previstas, serão avaliados 80 profissionais.

A avaliação foi realizada pelo médico responsável pelo Programa Municipal de Tuberculose, Dr. Celso José Gomes. Além do exame sobre as condições gerais dos servidores, foram solicitados exames laboratoriais e de imagem. “A informação é um aliado importante, por isso todos foram orientados sobre a doença e os principais sintomas – que são tosse sem melhora por mais de duas semanas, perda de peso, dores no peito, suor noturno, febre no final do dia, falta de ar e cansaço”, explicou a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini.

A tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa e altamente transmissível que afeta principalmente os pulmões, mas que também pode acometer outros órgãos e/ou sistemas. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch e pode ter consequências graves. As bactérias que causam a transmissão se espalham quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. A maioria dos infectados não apresenta sintomas.

Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento ela se encontra muito reduzida. No entanto, o ideal é que as medidas de controle sejam implantadas até que haja a negativação da baciloscopia, tais como cobrir a boca com o braço ou lenço ao tossir e manter o ambiente bem ventilado, com bastante luz natural.

Ambientes ventilados e com luz natural direta diminuem o risco de transmissão. O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser realizado preferencialmente em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO). O Ambulatório de Infectologia fica na Rua Perobal (fundos) nº 4488, fone (44) 3906-1033 ou 98457-1044.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal