Umuarama, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

12/04/2021

Com recursos do Fundo do Meio Ambiente Prefeitura implanta fossas sépticas na APA

Com recursos do Fundo do Meio Ambiente Prefeitura implanta fossas sépticas na APA

Cerca de 30 conjuntos fossas sépticas estão sendo implantados pela Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em pequenas propriedades rurais na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava. Através de licitação, a Diretoria de Meio Ambiente contratou uma empresa para a construção de fossas triplas – sistema que ajuda a evitar a contaminação do solo com o despejo de resíduos domésticos que poderiam prejudicar o lençol freático e contaminar as nascentes do Piava, único manancial de abastecimento de Umuarama.

O investimento previsto no contrato é de R$ 90 mil custeados com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA), gerido pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA). “Dos 30 conjuntos de fossas licitados, 19 já foram entregues em propriedades localizadas nas estradas Jaborandi e Jurupoca, desde o início de 2021”, lembra o diretor de Meio Ambiente, Matheus Michelan Batista.

Como exemplo, o diretor relaciona a execução de fossas nas propriedades de José Carlos e Regiane (Estrada Jurupoca) e nas casas de Edna Hipolito, Marcos Paganini, Ana Carolina, Teomotio José e Sidney Jair Steca, todos na Estrada Jaborandi. “Ainda restam 11 fossas disponíveis para instalação. Os interessados devem procurar a secretaria e realizar o cadastramento”, acrescenta Matheus Batista

É obrigatório apresentar os seguintes documentos: cópia da matrícula atualizada da propriedade, RG e CPF, comprovante de endereço e CadPro ativo. Outro detalhe importante é que só podem ser atendidas propriedades localizadas dentro da bacia da APA do Rio Piava e posteriormente é feita uma visita para a conferência da necessidade.

“Ressaltamos que o intuito da distribuição é ajudar o pequeno produtor a ter melhores condições de moradia na área rural e a diminuir a incidência de ‘fossas negras’, que são poluidoras ambientais por não darem o devido tratamento aos efluentes”, completou a chefe da Divisão de Controle Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal