Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

10/04/2021

Parceria entre município e Sanepar garante conservação de propriedades na APA do Piava

Parceria entre município e Sanepar garante conservação de propriedades na APA do Piava

O prefeito Celso Pozzobom recebeu nesta semana o gerente regional da Sanepar, Ezequiel de Souza Ribeiro, que atualizou informações sobre uma parceria entre a companhia de saneamento e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) com apoio da Prefeitura, que prevê ações de conservação de solo e água da bacia do manancial de abastecimento de Umuarama, o rio Piava. A empresa firmou um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), que é operado com apoio do IDR (antiga Emater-PR).

A Sanepar possui um fundo com recursos para investimentos ambientais (o chamado ‘Fundo Azul’), que está sendo empregado nesta parceria. “Serão investidos R$ 499.375,00 na conservação de propriedades rurais que somam 1.580 hectares – ou seja mais de 40% do perímetro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava –, beneficiando dezenas de pequenos agricultores que têm atividades rurais nesta região”, disse o gerente regional.

A Prefeitura de Umuarama, através da Diretoria de Meio Ambiente, participou do planejamento das ações e tem mantido contato com os proprietários. “É importante que todos aproveitem esta oportunidade. Não há custo nenhum para os agricultores e pecuaristas, apenas benefício. O único trabalho que alguns deles terão será remover e depois colocar novamente as cercas, nas divisas de propriedades, e vão ganhar adequação de curvas de nível para evitar a erosão em suas terras”, disse o prefeito Celso Pozzobom, enaltecendo a parceria com a companhia.

O coordenador de redes da Sanepar, Marcos Moretto, explicou que há muito interesse na conservação da bacia do Piava para manter a qualidade da água captada para tratamento e distribuição à população e também por ser o único manancial de abastecimento de Umuarama. “Com o programa, foi contratada por meio de licitação uma empresa especializada para realizar terraplenagem, conservação de curvas de nível, terraceamento, adequação de carreadores e cercamento das áreas de proteção permanente (APPs)”, explicou.

Os serviços serão executados nas propriedades da margem esquerda da estrada Jaborandi (sentido estação de captação), passando pela estrada Jurupoca até a estrada Piava, que também se conecta à Jaborandi, nas proximidades da Estrada Boiadeira. “O IDR participa com a assessoria técnica e extensionista, diagnosticando e validando as ações necessárias para a conservação das propriedades”, acrescentou Moretto.

O contrato tem duração de um ano e a estimativa é que, além das ações de correção de solo, sejam instalados quatro quilômetros de mourões e cercas no entorno de APPs, com quatro fios de arame farpado e arame liso. “É uma oportunidade imperdível para corrigir problemas de conservação e até valorizar as propriedades, além de ajudar na preservação da nossa única fonte de água potável. Espero que os agricultores entendam esse trabalho e aceitem a parceria com a Prefeitura e a Sanepar, pois todos só temos a ganhar com essa cooperação”, completou o prefeito Celso Pozzobom.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal