Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

09/04/2021 | Concebido por Goioerê

Fauna vitimada ganha novos espaços para atendimento no Paraná

Fauna vitimada ganha novos espaços para atendimento no Paraná

Um gavião resgatado pelo Escritório Regional de Cascavel do Instituto Água e Terra (IAT), nesta semana, ganhou atendimento no novo Centro de Apoio de Fauna Silvestre (Cafs), dentro da Clínica Veterinária da Univel. A instituição faz parte das parcerias firmadas pelo IAT com o objetivo de dar o melhor atendimento a animais silvestres de maneira regionalizada por todo o Estado. Cinco Cafs foram criados e outros seis estão em fase de implantação.

Os animais resgatados são, em sua maioria, vítimas do comércio ilegal, tráfico, cativeiro irregular e maus tratos. “Essas parcerias são inéditas no País por parte de um órgão ambiental estadual. O atendimento à fauna do Paraná está recebendo uma gestão diferente e esse serviço vai ficar para a história do Estado”, afirmou o diretor de Licenciamento e Outorga do IAT, José Volnei Bisognin.

Ao encontrar animais, o indicado é não se aproximar, nem tentar ajudar, e acionar o Escritório Regional mais próximo. Os técnicos capacitados irão até o local para fazer o resgate e também passam orientações sobre os procedimentos.

“Animais como gavião, cobras e felinos podem apresentar riscos em situação de estresse. Por isso, é preciso acionar profissionais capacitados para o resgate”, afirmou Paulo Figueira, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Univel e responsável pelo convênio com o IAT.

Guia do IAT explica as diferenças entre animais nativos e exóticos

Instituto Água e Terra reduz em 43% tempo de resposta da Ouvidoria

CAFS – O modelo adotado no Paraná propicia o recebimento e a avaliação imediata do animal com a definição dos cuidados veterinários necessários até a sua destinação. Juntamente com técnicos do IAT, a equipe médica veterinária faz o reconhecimento e o encaminha para o tratamento ou destinação adequada.

No caso do gavião resgatado nesta terça-feira (6) foram avaliadas as asas, pernas, bico, visão, condições das penas e prováveis lesões. Em seguida, foram realizados exames clínicos com coleta de sangue e fezes, ultrassom e radiografia para um checkup completo. O animal não apresentou lesões, mas entrou no hospital com quadro de estresse. Recebeu tratamento adequado e já mostra avanços para ser devolvido ao seu habitat natural.

Paraná tem 33 municípios em ranking de desenvolvimento sustentável

Todos os procedimentos são necessários para verificar se o animal necessita de tratamento clínico. Após isso, suas habilidades naturais de caça serão testadas para que possa ter o retorno à natureza.

Segundo a bióloga Paula Vidolin, chefe do Setor de Fauna do IAT, a implantação de uma rede de Cafs é uma das principais iniciativas pró-fauna. “O objetivo é instrumentalizar as ações de fiscalização suprindo a grande demanda por locais estrategicamente distribuídos no Estado, destinados ao recebimento, triagem, tratamento, reabilitação e destinação de fauna silvestre nativa e exótica apreendida”, disse.

“Os Cafs, assim como os Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), são de extrema importância como suporte às ações de fiscalização ambiental, mas principalmente para a fauna vitimada, pois garantem os cuidados necessários como assistência médico- veterinária aos animais apreendidos ou resgatados pelo órgão”, completou a bióloga.

UNIVEL – Em um mês de parceria, o IAT encaminhou ao Cafs Univel quatro animais para atendimento – uma gaivota, uma caturrita e dois gaviões.

De acordo com Paulo Figueira, a parceria com o Estado representa três ganhos para a instituição. “Quisemos fazer parte dessa parceria para atender a questão social da universidade, no que diz respeito ao atendimento de animais vítimas de tráfico, maus tratos, e até mesmo com guarda inadequada”, afirmou. “Isso também abre um leque incrível para os acadêmicos, na sua formação com animais silvestres, e oferece um ganho para os animais, pois eles requerem cuidados específicos”.

Para a chefe do Escritório Regional de Cascavel do IAT, Marlise da Cruz, a parceria representa um avanço no atendimento de animais silvestres no Estado. “É a primeira vez que temos um convênio com um hospital veterinário. Com isso, as espécies encontram um corpo técnico especializado para o atendimento e recuperação”, disse.

CASCAVEL – O Escritório do IAT em Cascavel atende pedidos de resgate e orienta a população pelo telefone (45) 3222-4575.

Cafs implantados no Estado:

Curitiba – parceria com a prefeitura

Londrina – parceria com a Unifil

Guarapuava – parceria com a Unicentro

Cascavel – parceria com a Univel

Mauá da Serra – parceria com o Instituto Monte Sinai

Cafs em processo de implantação/estabelecimento de parceria:

Curitiba e Região Metropolitana (Cetas Metropolitano)

Maringá – parceria com a Unicesumar

Cornélio Procópio – parceria com a prefeitura e o Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem

Toledo – parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Foz do Iguaçu – parceria com o Instituto Aves da Mata Atlântica

Litoral – parceria com a Unespar

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal