Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

31/03/2021

Prefeitura implanta galeria pluvial e recupera erosão no Sonho Meu

Prefeitura implanta galeria pluvial e recupera erosão no Sonho Meu

A Prefeitura de Umuarama está recuperando uma erosão que surgiu nas últimas chuvas, com o rompimento de uma boca de lobo no final da Rua Cassiano Ricardo, no Conjunto Habitacional Sonho Meu. Após aguardar o período de estabilização do solo, a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação acionou um prestador de serviços para instalar uma nova tubulação e construir outro bueiro. O serviço deve ser concluído ainda nesta semana.

Os operários já instalaram os tubos de concreto e fizeram a ligação com um poço de visita existente no Jardim Império do Sol. A Prefeitura providenciará agora a desobstrução das galerias, que foram bloqueadas com a areia carreada pelas chuvas do ponto onde surgiu a erosão. “A nova boca de lobo terá duas saídas para o volume de água das chuvas que ela receberá. Em seguida vamos recuperar o meio-fio e a capa asfáltica, restaurando as condições normais da rotatória do final da rua avariada pela erosão”, explicou o diretor de Obras da Prefeitura, Renato Caobianco.

Recentemente a Secretaria de Obras também recuperou galerias danificadas na Avenida Parigot de Souza, próximo ao antigo Poliesportivo, e instalou novas redes de captação de água das chuvas no Jardim São Cristóvão e em trechos das avenidas Presidente Castelo Branco e Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, que também receberam recapeamento asfáltico.

O secretário de Obras, Isamu Oshima, lembra que por muitos anos Umuarama não recebeu os investimentos necessários no sistema de drenagem pluvial e por isso a cidade sofreu com alagamentos e pontos de erosão em diversas regiões. Essa situação começou a mudar a partir de 2017, quando o prefeito Celso Pozzobom passou a investir em ampliação de redes, construção de novas galerias, aumento na capacidade de captação de bocas de lobo e limpeza constante das tubulações.

“Por isso, os problemas foram minimizados e hoje a situação é bem mais confortável, restando ocorrências pontuais – como essa galeria rompida no Sonho Meu, que já estamos recuperando”, afirmou o secretário Isamu. A manutenção das bocas de lobo e galerias e feita com um caminhão que utiliza água com alta pressão e tubos de sucção que permitem limpezas rápidas e eficientes. Equipes da Secretaria de Obras também realizam reparos e melhorias constantes nas bocas de lobo e poços de visita por toda a cidade.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal