Umuarama, quarta-feira, 14 de abril de 2021 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

26/03/2021

Fiscalização recebeu mais de 100 denúncias no primeiro dia de restrições mais rígidas

Fiscalização recebeu mais de 100 denúncias no primeiro dia de restrições mais rígidas

Em cumprimento aos decretos municipais que estabelecem estratégias para o enfrentamento à pandemia de coronavírus, ações de fiscalização tem sido realizadas diariamente em Umuarama pelas equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar do Paraná. Nesta quinta-feira, 25, a força conjunta acompanhou o cumprimento das medidas mais restritivas à atividade econômica (fechamento de indústrias, comércio e prestação de serviços), conforme determinou o decreto 086/2021.

Até as 16h desta quinta-feira, 25, a Guarda Municipal havia recebido 105 denúncias de descumprimento às orientações do decreto, que foram repassadas à Vigilância Sanitária para acompanhamento. Três estabelecimentos comerciais foram notificados por funcionamento fora das determinações, em 24 comércios a situação foi resolvida com orientação e 18 estabelecimentos denunciados foram encontrados fechados no momento da vistoria.

“Precismos reduzir a circulação de pessoas nas ruas para que as medidas tenham efeito. Nesta quinta-feira não temos nenhum leito de UTI disponível nos hospitais locais para pacientes com quadro grave de Covid e os leitos de enfermaria credenciados também se esgotaram. Pedimos mais uma vez o apoio da população para evitar aglomerações, reforçar as medias preventivas e, sendo possível, permanecer em casa durante a vigência do decreto”, pediu a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini.

Na quarta-feira, 24, as equipes também realizaram fiscalização e orientações junto a estabelecimentos comerciais, na área de serviços e em residências onde os moradores desobedeciam as determinações legais para conter a transmissão do coronavírus. Entre as denúncias, a equipe foi informada sobre a suposta presença de pessoas em situação de rua, infectadas com a Covid-19, alojadas em uma instituição de acolhimento – situação tratada pela Vigilância em Saúde.

Houve denúncia de aglomeração, falta de distanciamento e pessoas sem máscara na frente de um estabelecimento de saúde da rede privada, falta de álcool gel 70% para clientes de um supermercado, aglomerações nas calçadas de um bar da Avenida Maringá (grupos foram dispersos), um drive thru em bar na região do Colégio Pedro II, venda em portão lateral de bar na Rua Porto Alegre, bar aberto ao público na Avenida dos Tamoios (notificado) e outros bares na Rua Tomé de Souza (orientado) e Rua Marcos Moreno Cabeção (notificado).

Um grupo de pessoas foi dispersado após orientações em beach tênis e a equipe também orientou pessoas em residência na Rua São Vicente, com som alto e aglomeração; outro grupo de jovens reunidos na Rua Porto Alegre, em frente a residência, também foi orientado, bem como uma reunião na Rua Mogno (festa familiar). Por volta das 23h40 duas viaturas se deslocaram a uma casa na Rua Carlos Zalaquete, onde um grupo de jovens foi orientado e todos voltaram para suas residências, totalizando 14 ações ao longo do dia.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal