Umuarama, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Policial

23/03/2021

Polícia Civil promove mudanças na Delegacia de Cruzeiro do Oeste

Polícia Civil promove mudanças na Delegacia de Cruzeiro do Oeste

A Polícia Civil de Umuarama promoveu ajustes na rotina de trabalho da delegacia de polícia de Cruzeiro do Oeste. A medida foi tomada com objetivo de reforçar o setor de investigações daquela comarca frente ao cenário de baixo efetivo vivenciado pela instituição.

Antes da mudança, os investigadores de Cruzeiro do Oeste trabalhavam 07 (sete) dias no mês e folgavam 21 (vinte e um) dias. Isso porque eles estavam em escala de plantão e a legislação não permite uma jornada de trabalho maior. Na prática, a unidade policial contava com apenas 01 (um) policial por dia para atender as quatro cidades da comarca (Cruzeiro do Oeste, Tapejara, Tuneiras do Oeste e Mariluz), com uma população de mais de 60.000 (sessenta mil) habitantes.

O único investigador disponível passava a maior parte do tempo dentro da delegacia de polícia registrando boletins de ocorrências e recebendo flagrantes da Polícia Militar, enquanto não havia nenhum policial civil nas ruas investigando os crimes.

Tudo isso mudou! Com o novo sistema, os investigadores de Cruzeiro do Oeste vão trabalhar todos os dias da semana. Agora a comarca contará com ao menos três policiais por dia, o que permitirá a intensificação dos serviços de investigação, especialmente aqueles mais graves, como é o caso dos homicídios. 

A delegacia permanecerá aberta de segunda a sexta-feira para atendimento ao público, registros de boletins de ocorrências entre outras atividades. Caso ocorra algum crime durante a noite ou final de semana, uma equipe da Polícia Civil também atenderá a ocorrência na própria comarca de Cruzeiro do Oeste. Ou seja, o atendimento à população não será prejudicado. 

O QUE MUDA: Se a Polícia Militar prender alguém a noite e final de semana, a pessoa presa será encaminhada ao plantão policial de Umuarama e ficará presa na cadeia pública de Umuarama.

A mudança foi realizada porque a comarca de Cruzeiro do Oeste possui posição estratégica para a Polícia Civil. Trata-se da maior delegacia de polícia regional da Subdivisão Policial de Umuarama. 

Além disso, os números de homicídios dos dois últimos anos registrados na comarca de Cruzeiro do Oeste são preocupantes, pois foram superiores aos números da comarca de Umuarama, que possuí o dobro da população. Assim, a adequação dos trabalhos era de extrema urgência.

É preciso esclarecer, ainda, que essa mudança não prejudica o trabalho da Polícia Militar, pois os flagrantes de Cruzeiro do Oeste e Umuarama pertencem a mesma central de flagrantes. Ou seja, é o mesmo Delegado e o mesmo escrivão que atendem a ocorrência, seja ela apresentada em Cruzeiro ou Umuarama. O tempo de atendimento é exatamente o mesmo.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | POLÍCIA CIVIL | 7ª SDP UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal