Umuarama, sábado, 27 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

06/03/2021

Prefeitos da região atendem decreto do Estado e mantêm restrições até quarta

Prefeitos da região atendem decreto do Estado e mantêm restrições até quarta

O prefeito Celso Pozzobom reuniu com os prefeitos da Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios) na manhã deste sábado, 6, e em comum acordo foi decidido que as cidades da região acatarão as recomendações e determinações feitas pelo governo do Estado, anunciadas na sexta-feira por meio do decreto 7020/2021. O encontro teve a participação de 16 prefeitos e também da chefe da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera.

“Todos concordamos que é preciso manter o foco na prevenção, no cuidado e no respeito às restrições para que em alguns dias consigamos aliviar um pouco o sistema de saúde”, disse o prefeito. “Hoje já tem gente sendo tratada em casa por falta de leitos e se o número de casos continuar aumentando no mesmo ritmo, em pouco tempo não haverá mais o que fazer. Já faltam leitos, equipamentos e profissionais. Temos de prevenir, reforçar os cuidados e frear a curva de transmissão, do contrário muitas vidas serão perdidas”, alertou Pozzobom.

Por meio do decreto nº 70/2021, o Executivo ajustou medidas de enfrentamento da pandemia de coronavírus aos decretos estaduais vigentes, em especial ao 7020/2021, que entra em vigor na segunda-feira, 8, a serem observadas em Umuarama. Entre outros pontos, atividades não essenciais devem permanecer fechadas até as 5h de quarta, a restrição de circulação continua (das 20h às 5h) e o comércio bebidas segue proibido a partir das 20h.

Fica mantida a situação de emergência em saúde pública efetivada em dia 20 de março de 2020. Até as 5h do dia 10/03 estão valendo as normas previstas nos decretos do Estado suas alterações, bem como no decreto municipal nº 65, e após as 5h do dia 10/03 as normas previstas no decreto estadual 7.020 deverão ser respeitadas no município, além das dispostas no decreto 70. O Estado também liberou os caminhoneiros para consumo de refeições nos restaurantes de rodovia.

O decreto 70 esclarece uma dúvida que havia sobre o funcionamento das feiras em Umuarama e define que elas estarão autorizadas no domingo, quarta e sexta-feira, já neste dia 7, desde que observadas as restrições especificadas. As feiras são consideradas essenciais e poderão funcionar também no dia 14.

Os feirantes deverão alocar as barracas com distanciamento mínimo de dois metros; usar máscara e álcool gel 70% ou similar, com frequência e antes de cada atendimento; disponibilizar álcool gel 70% ou similar aos consumidores; organizar eventual fila de consumidores que se formar em sua barraca, orientando sobre o espaçamento, e evitar que a pessoa do caixa manuseie produtos.

O consumo de alimentos ou bebidas no local das feiras e em suas imediações fica proibido; brinquedos e similares não poderão ser montados; o horário de montagem e atendimento ao público deve respeitar o da proibição da circulação noturna e os feirantes ainda deverão observar as regras previstas para o comércio e prestadores de serviço em geral, no que couber.

Bebedouros públicos devem ser lacrados, banheiros devem ser mantidos abertos e abastecidos com água e sabão e as mesas, cadeiras, bancos ou similares não serão disponibilizados aos clientes.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal