Umuarama, quarta-feira, 14 de abril de 2021 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

06/03/2021

Com busca ativa, município oferece assistência em saúde a gestantes em situação de rua

Com busca ativa, município oferece assistência em saúde a gestantes em situação de rua

Atentas às condições das mulheres grávidas que vivem em situação de rua no município, equipes das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, por meio do Centro Pop, se uniram para oferecer orientação, acompanhamento médico e planejamento familiar nesse período tão importante da vida das pessoas. Enquanto o Centro Pop realiza as abordagens e o convencimento para que elas aceitem a assistência em saúde, o Centro de Referência em Atenção Materna e Infantil (CRMI) oferece as consultas médicas e encaminhamento a serviços especializados, como saúde mental e segurança nutricional. Apesar de recente, a parceria já começa a dar resultados.

As abordagens são realizadas semanalmente, às quartas-feiras, nos pontos em que a equipe do Centro Pop tem conhecimento sobre a permanência de mulheres em situação de rua – como a Estação Rodoviária, Praça da Bíblia e imediações, bem como outras praças –, com o apoio da assistente social Caroline Bagli, da Secretaria Municipal de Saúde, que orienta os agentes sobre como realizar o trabalho e os acompanha.

No ano passado, o Centro Pop acompanhou seis gestantes nesta condição. “Foi uma novidade para todos. Nunca tínhamos tantas grávidas vivendo em situação de rua em Umuarama. Os casos eram esporádicos e raros. A partir daí, vimos que era necessário acompanhar melhor essa situação e buscamos o apoio da Saúde”, explicou o coordenador do Centro Pop, Roger Bruno Brambila Giopato, que participa das abordagens com a psicóloga da instituição, Francielle Nelli Palma.

A partir da constatação, e com o apoio das secretárias municipais de Assistência Social, Izamara Amado de Moura, e da Saúde, Cecília Cividini, o Centro Pop entrou em contato com a coordenadora do CRMI, enfermeira Michele Siqueira Fazoli, e a coordenadora de Saúde Mental do município, Cátia Faquinete, para iniciar o trabalho. A médica ginecologista Ceres Giacometti abraçou a ideia e também passou a acompanhar as gestantes, além de realizar preventivos do câncer e orientar sobre planejamento familiar e métodos contraceptivos, para evitar novas gestações.

A atenção inclui saúde mental, com acompanhamento psicológico quando necessário, realização de exames, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis e tratamento de eventuais patologias. “Estamos iniciando o projeto, aprendendo com a situação, mas já ofertando assistência a cerca de 12 mulheres – algumas com gravidez de risco, devido ao vício em drogas e álcool, desnutrição e condições precárias pela vida na rua”, lembra a psicóloga Francielle Palma.

Algumas delas já aceitaram tratamento e iniciaram as consultas de pré-natal com a médica Ceres Giacometti. O atendimento é semanal, no CRMI, ou quando a gestante sente a necessidade. “Temos mulheres que já tiveram cinco, às vezes seis gestações, e continuam em situação de rua, praticamente sem vínculos familiares. Por isso é importante oferecer o planejamento familiar, opções de métodos contraceptivos disponíveis no Sistema Único de Saúde e manter o acompanhamento”, reforçou a médica.

Outro objetivo é formalizar a ação como um programa, sistematizar a busca ativa dessas gestantes e oferecer um atendimento ágil, sem ‘espera’, pois algumas mulheres não costumam demonstrar paciência ou compromisso.

Elas precisam ser atendidas no dia na abordagem, quando aceitam realizar a consulta médica. A parceria também inclui laboratório, para realização rápida dos exames, a Farmácia Central para dispensar a medicação receitada e o Ambulatório de Infectologia, para os testes rápidos. “Nossa expectativa é que até cirurgias de laqueadura, quando aceitas pelas pacientes e se enquadrarem nos critérios, também possam ser encaminhadas”, completou a psicóloga Cátia Faquinete.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal