Umuarama, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

05/03/2021

Gráfico com coeficiente de casos de Covid reforça necessidade de cuidados

Gráfico com coeficiente de casos de Covid reforça necessidade de cuidados

Um trabalho elaborado pelo médico Rafael Francisco dos Santos, professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em conjunto com o analista de dados e sistemas Marcelo da Silva, tem mostrado a evolução da pandemia de coronavírus no Paraná em cada uma das 21 Regionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Eles criaram um gráfico móvel com o coeficiente de incidência de casos de Covid-19 por regional, com números a partir de junho de 2020 até fevereiro deste ano.

No início do período de acompanhamento, a 12ª Regional de Saúde, com sede em Umuarama e abrangência de 21 municípios, aparece na 18ª colocação no Estado, varia até a 15ª posição e em setembro/20 chega ao 19° lugar – próximo dos menores coeficientes em todo o Estado. A partir de novembro, porém, uma explosão de casos na região levou a regional à 9ª colocação no ranking em dezembro/20 e em fevereiro chegou na 10ª posição – com coeficiente de 5.729 casos positivos por 100 mil habitantes, enquanto no mês passado a média estadual fechou em 5.578/ 100 mil habitantes.

A avaliação dos dados mostra que até o início de novembro, com a observação das medidas recomentadas pelas autoridades de saúde pela população, a situação se manteve sob controle – com a média em torno de 950 casos positivos/ 100 mil habitantes. Mas a partir do relaxamento dos cuidados, dos feriados e em consequência do período eleitoral, os números evoluíram de forma preocupante. Ao final de novembro, o coeficiente da 12ª Regional de Saúde já estava em 2.217 positivados e ao final de dezembro chegou a 3.496 casos, atingindo 4.844 ao final de janeiro e fechando fevereiro com mais de 5,7 mil casos por grupo de 100 mil habitantes.

O nível de alerta aumentou e, após a ocupação de leitos chegar próximo da capacidade total dos hospitais do Estado, o governador Ratinho Júnior decidiu endurecer as medidas restritivas – por decreto estadual foram suspensas as atividades consideradas não essenciais e o toque de recolher foi ampliado (das 20h às 5h) para tentar reduzir a circulação de pessoas e a disseminação do vírus. A variação do gráfico tem por base dados estaduais constantes nas planilhas de monitoramento diário de casos da Secretaria de Estado da Saúde até 1º/03/2021.

Embora sejam regionais, os números servem de alerta para Umuarama. “Temos aplicado medidas efetivas por decreto, orientações e conscientização à população. Mas o sucesso nessa luta depende de outros fatores como a distribuição da vacina e o apoio às medidas preventivas”, apontou a secretária da Saúde, Cecília Cividini.

Segundo ela, todos sabem que devem usar máscara, higienizar as mãos de forma constante, manter distanciamento e acima de tudo evitar aglomeração e o contato próximo com as pessoas. Cecília também lembrou do cansaço dos trabalhadores da saúde, tanto na secretaria e unidades básicas (UBS) quanto nos hospitais, médicos, enfermeiros e auxiliares.

“A maioria desses profissionais está exausta de tanto trabalho, tanto esforço e esgotamento para atender a toda a demanda das UTIs e enfermarias. Precisamos do apoio da população na prevenção, para que não se contaminem e ajudem a minimizar essa pressão sobre o sistema de saúde. Mesmo em casa é preciso reforçar os cuidados porque a falta de leitos de UTI é uma triste realidade em todo o Estado. Os hospitais estão lotados e os profissionais cansados, com jornadas extenuantes. A situação é gravíssima”, completou.

Veja o gráfico em vídeo aqui

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal