Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

01/03/2021

Fiscalização integrada realizou dezenas de orientações e autuações no fim de semana

Fiscalização integrada realizou dezenas de orientações e autuações no fim de semana

Para fazer cumprir decretos municipais e o decreto estadual com restrição de funcionamento das atividades não essenciais e da livre circulação noturna (toque de recolher), uma ação integrada reuniu fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, da 12ª Regional de Saúde, da Polícia Militar e agentes da Guarda Municipal de Umuarama no final de semana.

Entre a noite de sexta-feira, 26, e o domingo, 28, foram infracionados três estabelecimentos por funcionar além do horário permitido pelo decreto, um estabelecimento foi interditado por aglomeração e pessoas sem máscaras, houve seis infrações no CPF pelo não uso de máscara e por estar circulando durante o horário do toque de recolher.

No sábado, o trabalho foi intensificado no comércio da cidade. Foram emitidas 21 infrações, houve uma interdição e 15 orientações verbais. Os fiscais visitaram chácaras com denúncias de festas, mas nada foi constatado. Em residências e casamentos, pessoas foram dispersas por circularem após as 22h. Já no domingo, 28, a fiscalização atendeu diversas denúncias da população e o saldo foi cinco notificações e uma infração por aglomeração em estabelecimento, bem como oito orientações verbais.

“O trabalho com a equipe da Guarda Municipal, Polícia Militar e nossos fiscais surtiu efeito positivo. A população no geral atendeu ao decreto municipal. Foram lavrados dois autos de infração e interdição”, concluiu a diretora de Vigilância em Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro.

Os decretos estabelecem medidas emergenciais de combate ao coronavírus, após o aumento expressivo no número de casos e de doentes que necessitam de atendimento hospitalar em decorrência de complicações da Covid-19. Umuarama continua em situação de emergência na área de saúde e o enfrentamento da pandemia exige ações coletivas para bloquear a disseminação do vírus e desta forma assegurar condições satisfatórias de atendimento aos doentes na rede hospitalar.

“Como sempre, a maioria da população e dos empresários tem acatado as determinações dos decretos, mas algumas pessoas ainda resistem em respeitar as medidas e acabam colocando a saúde dos demais em risco”, lamentou a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini. Ela informou que Umuarama hoje tem 2.766 pessoas positivadas para Covid-19 e 30 delas estão hospitalizadas. Praticamente não há mais leitos para internação e 91 pessoas já morreram em decorrência de complicações da infecção pelo coronavírus.

MAIS DETALHES

Entre denúncias e reclamações recebidas e visitas a estabelecimentos, foram 56 registros no sábado e 28 no domingo, de acordo com a Guarda Municipal. Cinco lojas, três bares e um sindicato foram notificados na região central, bem como uma pastelaria e um box do Camelódromo, um bar, uma loja e uma ótica receberam auto de infração, cinco comércios foram fechados, uma loja de departamentos foi infracionada e outra foi notificada e fechada. Duas bancas também foram notificadas e vários comércios orientados.

Três festas em residências foram orientadas e encerradas e uma foi notificada devido aos participantes descumprirem os decretos. Houve reclamações improcedentes e nem todas as denúncias puderam ser conferidas devido à quantidade de deslocamentos das equipes.

Denúncias levaram fiscais a festas em chácaras e residências, bares abertos em desacordo com as determinações dos decretos e lojas de conveniência com atendimento normal em postos de combustíveis. Já no domingo, chegaram reclamações sobre o funcionamento de mercados que vendem assados, bares atendendo normalmente, açougues com aglomeração de pessoas, venda e consumo de bebidas em postos de combustíveis, campo de futebol com mais de 30 pessoas aglomeradas (improcedente) e reunião de pessoas no Lago Aratimbó.

As equipes notificaram um bar na Estação Rodoviária, dois bares no Primeiro de Maio, conveniência em autoposto, residências com aglomeração e som alto, veículo com som em volume acima do permitido, um mercado foi orientado e outros funcionavam de acordo com os decretos.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal