Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

26/02/2021

População local teve mais de 17,5 mil atendimentos do CRAS no ano passado

População local teve mais de 17,5 mil atendimentos do CRAS no ano passado

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é a unidade responsável pela política de assistência social nos municípios, com a organização e a oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que assiste à população em situação de vulnerabilidade e risco social. Em Umuarama, três unidades prestam um grande volume de atendimento e garantem acesso a benefícios como auxílio financeiro, cesta básica, kit natalidade, fotos para documentos e auxílio-funeral.

Para ter acesso aos serviços, o solicitante deve estar cadastrado no CRAS do seu território e enquadrar-se nos critérios da lei municipal 4.080/2015, que regulamenta a concessão de benefícios eventuais no âmbito da política de assistência social no município. “Os benefícios são eventuais porque auxiliam a família temporariamente, durante momentos de dificuldades, após visita técnica e com acompanhamento das nossas equipes”, explica a secretária de Assistência Social de Umuarama, Izamara Amado de Moura.

No ano passado, os três CRAS da cidade realizaram 17.585 atendimentos no total, concedendo 3.288 benefícios para 2.030 famílias (quase 10 mil pessoas), informou a chefe da Divisão da Proteção Social Básica, Dayanne Paola de Oliveira Demozzi. “Apenas em janeiro deste ano, já prestamos 1.441 atendimentos e foram concedidos cerca de 200 benefícios para famílias em dificuldades que se enquadram nos critérios da legislação”, acrescentou.

A secretária Izamara lembra que os benefícios são custeados com recursos próprios do município. Por conta da limitação de recursos, o atendimento é direcionado aos casos de maior vulnerabilidade. Por outro lado, as unidades do CRAS também gerenciam o Cadastro Único, que assegura o repasse do Programa Bolsa Família, do governo federal.

“Por meio do PBF, as 2.868 famílias contempladas receberam R$ 6 milhões 911 mil no ano passado, um dinheiro que ajudou a movimentar a nossa economia porque foi gasto no comércio local”, pontuou. O Cadastro Único de Umuarama tem 11.701 famílias na base de dados, das quais 9.932 foram atendidas ao longo do ano, 2.640 tiveram cadastros atualizados e houve ainda 1.963 inclusões de novos cadastros.

Para o prefeito Celso Pozzobom, a política de assistência social do município cumpre seu papel ao atender famílias em momentos de necessidade, ainda mais com a pandemia que afeta diretamente a questão do emprego e da renda, mas atua também na função protetiva, prevenindo ruptura de vínculos, promovendo acesso aos direitos e a melhoria da qualidade de vida. “As ações de caráter preventivo, protetivo e proativo ajudam a desenvolver potencialidades e aquisições das famílias. O CRAS é fundamental nesse trabalho, de acolher, orientar e acompanhar as famílias em situação de vulnerabilidade, o que é prioridade para nossa administração”, completou.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal