Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

10/02/2021

Frei Clemente, o frei mais idoso do país, recebe a vacina contra o coronavírus

Frei Clemente, o frei mais idoso do país, recebe a vacina contra o coronavírus

Exemplo de lucidez e vitalidade, o frei Clemente Vendramin, da Paróquia São Francisco de Assis, recebeu a vacina contra o coronavírus na casa paroquial, na manhã de quarta-feira, 10. Ansioso pela chegada da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, ele lembrou dos 14 anos de trabalho em Umuarama, em sua primeira passagem, e que agora há nove anos anima os paroquianos com alegria e sabedoria que impressionam.

Aos 97 anos de vida, frei Clemente é considerado o frei mais idoso em atividade em todo o Brasil. Ele já testemunhou muitos agravos de saúde ao longo da vida, muitas epidemias, mas tem uma preocupação maior com a pandemia de coronavírus. Perguntado sobre ter medo da vacina, ele disse não ver a hora que toda a população possa ser imunizada.

“A vacina é uma coisa muito boa. Gostaria que todos tivessem a oportunidade de se vacinar o quanto antes, para nos vermos livres dessa doença”, disse. “A vacina vai ser a solução, pois sem um medicamento eficiente não teria como sairmos dessa pandemia”, acrescentou. Frei Clemente atribui à falta de informação o medo que algumas pessoas relatam em relação à vacina. “Temem que ela não cure a doença. Mas ela foi feita para prevenir, evitar”, apontou. “Por isso recomendo que todos aproveitem a chance, quando a vacina estiver disponível”, recomendou.

Após receber a primeira dose da Coronavac nesta quarta, o frei já foi informado pela equipe sobre a segunda dose, que será aplicada em 8 de março. Ele lembrou que está com as vacinas em dia, “especialmente a vacina da gripe, que eu tomo em todas as campanhas”, e agradeceu a visita da equipe da Saúde.

A Secretaria de Saúde de Umuarama definiu uma estratégia para vacinação dos idosos acima de 90 anos contra o coronavírus, seguindo as determinações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e os planos nacional e estadual de imunização. Nesta quarta-feira, 10, equipes volantes começaram a levar a vacina a idosos acamados, com dificuldade de locomoção, e quatro unidades básicas de saúde (UBS) ofertarão as doses com horário estendido de atendimento.

“É importante agendar horário para evitar filas”, lembra a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini. As UBS que atuarão nesta etapa da campanha são Vitória Régia, Jardim Lisboa, Primeiro de Maio e Bem-Estar. A expectativa é vacinar cerca de 120 idosos em suas casas e em torno de 500 nas unidades de saúde por livre demanda, preferencialmente com agendamento.

O paciente deve comparecer com seus documentos (cartão SUS, CPF, RG e comprovante de endereço). Nestas unidades, a vacinação estará disponível até as 20h, às quartas, quintas e sextas-feiras. O município recebeu o quarto lote de vacinas na última segunda-feira, 8, para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. As doses são da vacina Coronavac (Instituto Butantan/ farmacêutica chinesa Sinovac), exclusivas para pessoas acima dos 90 anos.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal