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10/02/2021

A vista ou parcelado em 10 vezes, IPTU 2021 vence dia 15 de março

A vista ou parcelado em 10 vezes, IPTU 2021 vence dia 15 de março

Os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021 estão sendo distribuídos aos contribuintes pelos Correios e a entrega ainda não terminou. Como o pagamento deverá ser iniciado em 15 de março, tanto para quem optar pelo parcelamento em 10 vezes quanto para pagamento a vista – que garante desconto de 6% –, ainda há tempo (mais de um mês) para receber o boleto em casa, tranquilamente.

Muitos contribuintes têm procurado a Prefeitura para requerer a segunda via do carnê, sem que haja necessidade no momento. “Os boletos serão entregues nos imóveis, com prazo suficiente para programar o pagamento. Apenas quem não recebê-lo deve entrar em contato com a Prefeitura ou imprimir a segunda via por meio do site (www.umuarama.pr.gov.br)”, lembra o secretário municipal da Fazenda, Everaldo Marcos Navarro.

Neste ano foram lançados 66.641 carnês com correção de 4,6%, de acordo com a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que calculou neste percentual a inflação acumulada ao longo de 2020 e a atualização de valores conforme a metragem dos imóveis, verificada por georrerefenciamento. A principal mudança com relação a 2020 foi a data de pagamento.

Aposentados, pensionistas e outros com direito à isenção do IPTU devem requerer o benefício a partir de março, pessoalmente na Prefeitura. O dia 15/03 é também o limite para o contribuinte contestar o valor, caso não concorde com a metragem do imóvel lançada na cobrança do tributo, e para apresentação dos requerimentos de imunidade nos casos assegurados em lei.

Para o cálculo do IPTU 2021, a Prefeitura atualizou a área construída dos imóveis com base nos levantamentos realizados pelo processo de georreferenciamento, como determina o decreto nº 9.310/2018, da Presidência da República. “O imposto é cobrado conforme a metragem de cada imóvel, por isso em alguns casos pode haver diferença no tributo deste ano em relação ao ano passado, já que muitos imóveis estavam com as plantas desatualizadas nos bancos de dados do município”, acrescentou Navarro.

O boleto inclui o valor do IPTU, da taxa anual de coleta de lixo e, nos casos de terrenos sem edificações, a contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública (Cosip). “No caso dos terrenos, caso o cadastro esteja atualizado na Prefeitura o proprietário receberá o boleto no seu endereço. Quem não receber deve buscar a segunda via no site ou pessoalmente na Prefeitura”, completou o secretário Marcos Navarro.

 

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Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

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