Umuarama, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

09/02/2021

Ano letivo da rede municipal de Umuarama começa com Semana Pedagógica online

Ano letivo da rede municipal de Umuarama começa com Semana Pedagógica online

A Secretaria Municipal de Educação inicia oficialmente nesta quarta-feira, 10, o ano letivo de 2021. Em tempos de pandemia, que exigem cuidados especiais, um momento que tradicionalmente reúne todos os professores e servidores no Centro Cultural Vera Schubert – a Semana Pedagógica – neste ano será realizada de forma online, com cada profissional na segurança do seu ambiente. A secretária Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso e o prefeito Celso Pozzobom abrem o ciclo de palestras no ambiente virtual, às 8h, com o lançamento do Portal Pedagógico de Umuarama, direto do gabinete, e a programação seguirá online ao longo do dia.

Como as matrículas ainda não estão finalizadas, o total de estudantes por modalidade e etapa de ensino ainda não foi fechado, mas a Secretaria de Educação tem cerca de 9,5 mil alunos matriculados para este ano letivo. Conforme a última parcial, são 1.418 crianças de 0 a 3 anos (Educação Infantil); 2.256 de 4 e 5 anos (Educação Infantil) 5.439 do 1º ano 5º ano (Ensino Fundamental) e 61 estudantes estão matriculados na EJA. Dos estudantes matriculados no ensino fundamental, 170 também frequentam a Sala de Recurso Multifuncional (Educação Especial).

A Semana Pedagógica é um momento de preparação, planejamento e motivação para a volta às aulas – que neste ano ocorrerão de forma presencial e remota. Das 8h às 9h20 desta quarta, acontece uma live com a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, tendo como tema “Ano letivo em tempos de pandemia” e o lançamento do livro “Umuaraminha e o Pequeno Príncipe na Capital da Amizade”, da professora Maria Cristina Madeira, da Escola Municipal Manuel Bandeira, em parceria com o cartunista Marcos Vaz.

Em seguida, a farmacêutica generalista Camila Anuto trata do tema “Protocolo Sanitário de Volta às Aulas”. A psicóloga Priscila Gimenez abordará o “Acolhimento, saúde mental e empatia: um olhar humanizado sobre a educação” será abordado pela psicóloga Priscila Gimenez dos Santos, das 10h20 às 12h.

Na parte da tarde, das 13h30 às 15h30, será a vez da professora e mestre Alessandra Wihby Fernandes, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), abordar o tema “O trabalho do professor para o ano letivo 2021: desafios e perspectivas”. Após um intervalo (das 15h30 às 15h50), os professores e mestres Flávio Rodrigues de Oliveira (UEM) e Augusto João Moretti Júnior (Unicesumar) conversam com a equipe da rede municipal sobre “Diálogo entre as tecnologias e processos educacionais: avanços e desafios para 2021”, até as 17h.

A programação continua na quinta-feira, 11, pela manhã, com reunião administrativa e pedagógica sob a responsabilidade das direções e coordenações pedagógicas das unidades educacionais das 8h às 10h. Após um intervalo de 20 minutos as equipes se voltam à organização do trabalho pedagógico para início do ano letivo. Das 13h às 17h continua a reunião administrativa e pedagógica nas unidades, bem como a organização do trabalho pedagógico.

Na sexta-feira, 12, das 8h às 12h e/ ou 13h às 17h os professores vão cumprir a carga horária no seu turno de trabalho presencialmente, na respetiva unidade educacional. A Secretaria Municipal de Educação informa que o home office será pela plataforma Youtube e o link de acesso está sendo disponibilizado pelos gestores. Já o home office pela ferramenta digital Google Meet terá link de acesso disponibilizado nesta quarta-feira.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal