Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

08/02/2021

Umuarama recebe lote de vacinas para imunizar idosos acima de 90 anos

Umuarama recebe lote de vacinas para imunizar idosos acima de 90 anos

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu mais um lote de vacinas distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no início da tarde desta segunda-feira, 8. De acordo com a diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Maristela de Azevedo Ribeiro, este é o quarto lote de vacinas para o enfrentamento da Covid-19 que chega à Capital da amizade. A entrega ocorreu na farmácia da 12ª Regional de Saúde, ao lado do Hospital Uopeccan.

“Essas doses são da vacina Coronavac (do Instituto Butantan/ Laboratório Sinovac) e chegam exclusivamente para idosos acima dos 90 anos de idade. A vacinação será realizada prioritariamente no domicílio do idoso, conforme os cadastros das Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, explicou Maristela.

A secretária de Saúde do município, Cecília Cividini, acrescentou que idosos desta faixa etária que procurarem as unidades de saúde precisarão agendar a vacina. “Desta vez recebemos frascos com 10 doses cada, que precisam ser todas aplicadas num intervalo máximo de quatro horas. Por isso precisamos do agendamento, para otimizar as doses. Optamos por fazer a vacinação nos domicílios seguindo um roteiro pré-definido para garantir que todas as doses sejam aproveitadas”, explicou.

Equipes de vacinação da secretaria agendaram uma reunião para a tarde desta segunda, a fim de afinar a estratégia de aplicação de forma a imunizar o público-alvo no período mais curto. “Estamos tomando todos os cuidados para que o aproveitamento das vacinas continue 100%, seguindo os critérios estabelecidos pelo Plano Nacional de Vacinação, pelo plano estadual e determinações da Secretaria de Estado da Saúde, com toda a transparência e a máxima eficiência. A vacina é um aliado importante para combatermos essa pandemia, que já atingiu tantas famílias e levou tantos entes queridos”, completou Cecília.

Apenas em Umuarama, desde o primeiro caso em março do ano passado, já foram registrados 6.967 diagnósticos positivos da doença, com 79 mortes. Há atualmente 2.544 pessoas em isolamento e 27 hospitalizadas – 14 delas em unidades de terapia intensiva. Dos 20 leitos de UTI credenciados na cidade, apenas um estava desocupado nesta segunda.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal