Umuarama, sexta-feira, 05 de março de 2021 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

08/02/2021

Smel discute parcerias com Central Única das Favelas para o Sonho Meu

Smel discute parcerias com Central Única das Favelas para o Sonho Meu

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) recebeu representantes da Central Única das Favelas (Cufa) para uma visita às futuras instalações do Centro de Integração ao Esporte (CIE) do Conjunto Habitacional Sonho Meu, em fase final de construção. A reunião aconteceu na última quarta-feira, 3, estivemos lá no Centro de Iniciação ao Esporte no Sonho Meu.

O encontro foi conduzido pelo secretário de Esporte e Lazer, Jeferson Ferreira, e contou com as presenças do vereador Ednei do Esporte, do psicólogo da Defensoria Pública do Estado do Paraná em Umuarama, Clodoaldo Porto Filho, da advogada e integrante da comunidade do Sonho Meu, Lohany Teixeira, do coordenador da Cufa-PR, Wanderley Mafra, e dos colaboradores da entidade em Umuarama, Brenda Luíza Carraro de Melo e Anderson Cezar Novais.

O grupo acompanhou a construção do centro esportivo, conhece a estrutura que será disponibilizada nos próximos meses e os projetos da Smel para atender à comunidade do Sonho Meu. “Também discutimos possíveis ações e projetos esportivos, culturais e sociais a serem realizados em parceria para atender aos moradores. Temos diversas iniciativas de esporte e lazer e a Cufa pode participar com os projetos sociais, elevando o leque de serviços oferecidos gratuitamente, contribuindo para o desenvolvimento da população”, definiu o secretário Jefinho, sugerindo oficinas esportivas e culturais, de dança e música, entre outras.

A comunidade também teve espaço para expor a realidade local, suas carências e aspirações durante a reunião. “Uma das ações da central das favelas é dar voz à população. O vereador também atua como porta-voz e o poder público está atento para atender na medida do possível e promover o desenvolvimento através de ações e da participação popular. A parceria que pretendemos firmar é nesta direção, ouvir a comunidade para oferecer o que ela necessita”, completou o secretário municipal de Esporte e Lazer.

ESTRUTURA

A construção do Centro de Integração ao Esporte iniciou há mais de cinco anos (em 2015), mas enfrentou problemas e acabou sendo abandonada pela empresa responsável. A retomada aconteceu em julho de 2020, graças a um amplo trabalho de regularização realizado pela equipe do prefeito Celso Pozzobom, que resultou em nova licitação e a contratação de outra empresa.

Para a conclusão do projeto estão sendo investidos mais R$ 1.538.840,66, além da parte paga à antiga empreiteira por serviços executados (R$ 2.128.288,93). Os recursos inicialmente foram liberados pelo Ministério do Esporte do governo federal. “Agora estamos na fase de pintura do ginásio coberto, colocação de piso, drenagem pluvial, esgoto e a quadra poliesportiva aberta, ao lado do ginásio, já pronta”, informou o secretário de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima.

Os recursos agora são liberados pelo Ministério da Cidadania. Resta finalizar a colocação de esquadrias (portas e janelas), revestimento cerâmico, pintura interna e externa, piso sintético flexível na quadra coberta, paisagismo, instalações elétricas e sanitárias, assentos nas arquibancadas, instalação de academia com esteiras e equipamentos para atividades físicas no mezanino, que terá escadas e elevador para acesso de cadeirantes.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal