Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

03/02/2021

Guarda completa 29 anos com uma extensa folha de serviços prestados

Guarda completa 29 anos com uma extensa folha de serviços prestados

Criada pela Lei Complementar 05/1991, durante gestão do prefeito Alexandre Ceranto (in memoriam), a Guarda Municipal de Umuarama completa nesta quarta-feira 29 anos da efetivação da primeira turma, que ingressou por concurso público no dia 3 de fevereiro de 1992. A segunda turma entrou em 1º de março de 2000 e a terceira e última turma foi efetivada em 12 de setembro de 2006. Hoje a Guarda conta com efetivo de 29 agentes, atendendo cerca de cinco mil ocorrências por ano – a maioria acionada pelo telefone 153.

O prefeito Celso Pozzobom parabenizou os ‘guerreiros e guerreiras’ da corporação, que diariamente vestem a farda para contribuir com a segurança dos umuaramenses e a defesa do patrimônio público municipal. “A Guarda desempenha função de extrema importância na nossa sociedade, que é zelar pelo bem dos cidadãos e da segurança, com policiamento ostensivo de prevenção a infrações penais, atendimento ao trânsito e defesa civil em todo o município”, definiu o prefeito.

Segundo o prefeito a corporação merece o reconhecimento público pois, mais do que cumprir com com suas obrigações, “os inspetores e agentes colocam suas vidas em risco todo dia, a cada ação, para garantir a segurança da população em eventos, locais públicos de grande movimentação, e também em apoio às demais forças de segurança, agindo sempre em parceria com as polícias Militar e Civil no policiamento ostensivo e no combate ao crime, em suas mais diversas formas”, apontou.

Atualmente sob o comando do inspetor Valdiney Rissato e a direção do secretário municipal de Defesa Social, major Valdecir Capelli, a Guarda Municipal está à disposição da população para prestar apoio em situações de risco e insegurança. Basta acionar o telefone 153 e o chamado será prontamente atendido – são mais de 10 ocorrências diárias. “Nem toda a população conhece o nosso telefone e muitos acabam procurando outros órgãos em situações de perigo – como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar”, explicou.

ESTRUTURA

A Guarda Municipal é treinada e equipada com armamentos, viaturas e dispositivos modernos para realizar apreensões, abordagens, combater a violência doméstica e contra animais, controlar problemas na sinalização de trânsito, acidentes, coibir o excesso de velocidade, a direção de condutores inabilitados ou sob efeito de álcool, perturbação do sossego público e averiguar pessoas suspeitas, entre outras funções. Também atua em apoio aos organismos policiais e à Defesa Civil, em caso de catástrofes.

“Quando precisar de apoio para estas e outras situações envolvendo segurança, a população pode ligar para o telefone 153 que o atendimento será bem rápido”, reforçou o major Capelli. O secretário lembrou que recentemente a GMU passou a integrar a rede de compartilhamento de dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), que atende mais de 3,7 milhões de paranaenses.

O prefeito Celso Pozzobom e o secretário Valdecir Capelli assinaram termo de cooperação técnica e a unidade passou a integrar a rede, que contempla 21 cidades do Estado. “O objetivo é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando as guardas municipais ao sistema utilizado pelas polícias Militar e Civil, graças ao trabalho sério que a nossa corporação tem realizado desde a sua criação e a efetivação dos primeiros guardas. A corporação está de parabéns por esta data e a população pode contar com cada integrante, em caso de necessidade, que será muito bem atendida”, finalizou Capelli.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal