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Umuarama

30/01/2021

Programa atrai empresas locais para vender à Prefeitura de Umuarama

Programa atrai empresas locais para vender à Prefeitura de Umuarama

A Prefeitura de Umuarama compra quase R$ 1 milhão por dia útil em mercadorias diversas e serviços para atender aos diferentes setores da administração municipal. São mais de R$ 250 milhões por ano e uma boa parte desse dinheiro pode ficar circulando no comércio do próprio município, gerando empregos, divisas e desenvolvimento. Para isso, é necessário que as empresas locais participem das licitações realizadas pela Prefeitura.

Esse é o foco do programa “Umuarama Compra Mais”, que reúne a Secretaria de Administração e suas diretorias de Licitações e Contratos, Compras e Almoxarifado, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e a Controladoria Interna Geral do Município, em parceria com o Sebrae e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu).

A meta do programa é atrair fornecedores locais para as licitações e ampliar a participação das empresas de Umuarama nas compras realizadas pela Prefeitura, aumentando a circulação de recursos financeiros na praça e fortalecendo a renda da população. Hoje, por falta de conhecimento ou de interesse das empresas locais em atender ao município, um percentual significativo desses valores beneficia empresas de fora.

Para o prefeito Celso Pozzobom, é importante manter esse dinheiro circulando na cidade, estimulando os empreendimentos locais. “Se nossas empresas participarem dos processos de compra da Prefeitura, poderemos alocar na economia local pelo menos uns R$ 150 milhões destinados ao custeio da máquina pública. A Prefeitura é a maior empresa de Umuarama e a que mais realiza compras”, lembrou. “E temos percebido que o número de fornecedores locais tem aumentado nos últimos três anos”, acrescentou.

A lista de produtos comprados no dia a dia da administração municipal é bem diversificada, ou seja, com potencial de contemplar dezenas de empresas da cidade. Inclui desde materiais de limpeza e higiene, segurança (EPIs e EPC) e de expediente (escritório) a produtos alimentícios, soluções em tecnologia e informação, serviços de limpeza, pequenas obras de engenharia e manutenções elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado, entre outros.

“O município, de qualquer forma, vai se abastecer desses materiais. O ideal é comprar no comércio local, mas para isso os empresários precisam participar mais dos processos licitatórios. O Sebrae pode orientar os fornecedores sobre a organização dos documentos, esclarecer sobre os procedimentos, cuidados necessários e outros detalhes que vão aumentar as chances de sucesso ao participarem das licitações”, explicou o consultor do Sebrae em Umuarama, Adriano Pereira.

Outra vantagem é que a Prefeitura tem pago suas contas em dia, ou seja, o recebimento é garantido. “Essa é uma das características da nossa gestão. Desde 2017 temos honrado rigorosamente com os nossos compromissos, sejam em aquisição de materiais, produtos diversos, serviços e também nas contrapartidas que assumimos nos convênios, da mesma forma que a folha de pagamento do funcionalismo não atrasa nenhum dia. Pelo contrário, nossos servidores recebem os seus vencimentos dentro do mês trabalhado”, lembrou o prefeito Celso Pozzobom.

O programa tem o apoio do Sebrae através de oficinais e cursos com o detalhamento dos documentos necessários para participar das licitações. Em tempos de pandemia não é possível promover treinamentos presenciais, mas a instituição tem se empenhado em lives e orientações online para reforçar os objetivos do “Compra Mais” e esclarecer dúvidas que os participantes possam apresentar.

“Estamos confiantes de atrair o interesse de mais empresários locais, pois é um bom negócio, com giro e recebimento garantido. O pagamento é feito em no máximo 20 dias após o recebimento da nota fiscal. Não podemos perder essa oportunidade e deixar que empresas de fora dominem as vendas para a Prefeitura e levem os recursos do município”, reforçou o secretário municipal de Administração, Cleber Bomfim. Ele acrescenta que para a Prefeitura, além de manter os recursos circulando no município, as compras locais permitem maior transparência, uma relação mais próxima com os fornecedores e mais agilidade nas aquisições e na prestação de serviços.

CALENDÁRIO DE LICITAÇÕES

Para facilitar ainda mais a organização das empresas interessadas em vender para a Prefeitura, a Diretoria de Licitações e Contratos tem à disposição dos interessados uma agenda com as licitações e pregões marcados pelos próximos dois meses – ou seja, o fornecedor já pode saber o que a prefeitura vai comprar em fevereiro e março. Com isso, ele tem tempo hábil para juntar a documentação, realizar orçamentos e elaborar uma proposta consistente para disputar os certames.

De acordo com o calendário, entre outras aquisições nas próximas semanas estão agendadas licitações para contratar prestadores de serviços (mão de obra) para construção civil, fornecimento de servidores, Storage, Tape, Softwares e serviços especializados em informática, fornecimento de EPIs, instalação e expansão de iluminação pública, materiais e mão de obra para ampliação e manutenção de galerias de águas pluviais, execução de ensaios tecnológicos em obras de pavimentação, serviços de desinsetização, desratização, retirada de abelhas e animais peçonhentos.

E ainda regularização de sistemas de prevenção de incêndio, fornecimento e instalação de abrigos para pontos de ônibus, venda de combustíveis, de papel sulfite A4, distribuidores de adubo orgânico rebocável, invólucro protetor para as urnas funerárias, móveis em inox, gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis e material de limpeza, móveis de escritório e de cozinha, toner, fotocondutores e tintas originais para impressoras e readequação de canteiro central de via urbana, incluindo serviços de demolição, execução de meio-fio e sarjeta, revestimento de pisos, urbanização e sinalização de trânsito.

Empresas interessadas devem ficar atentas aos canais de comunicação da Prefeitura, como o Portal da Transparência (http://servicos.umuarama.pr.gov.br/portaltransparencia) na opção ‘Licitações/Administração’, podem também entrar em contato com a Diretoria de Licitações e Contratos pelo telefone (44) 3621-4141 e acessar o calendário de licitações no banner do “Compra Mais” no site da Prefeitura (www.umuarama.pr.gov.br).

Outro serviço de apoio é a Casa do Empreendedor. “Na Casa as empresas podem buscar orientações sobre como participar das licitações, esclarecer dúvidas sobre a documentação, obtenção de certidões e auxílio técnico para participar do processo”, acrescentou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Edvaldo Ceranto Júnior.

 

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Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

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