Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

30/01/2021

Indústria fortalece geração de empregos e Umuarama fechou 2020 em destaque

Indústria fortalece geração de empregos e Umuarama fechou 2020 em destaque

Puxada pelo alto volume de contratações de operários pelo setor industrial, a geração de empregos segue destacando Umuarama no cenário paranaense. Números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia posicionam a Capital da Amizade em 9º lugar no Paraná em estoque de empregos (descontadas as demissões das contratações). O saldo foi positivo em 1.583 empregos no fechamento de 2020, apesar dos efeitos negativos da pandemia de coronavírus sobre a economia local e nacional.

Em janeiro de 2020, Umuarama tinha um estoque de 28.455 empregos. Ao longo do ano houve 12.619 admissões e 11.036 desligamentos, fechando dezembro com saldo positivo de quase 1.600 postos de trabalho. A lista é liderada por Ponta Grossa, seguida de Curitiba, Cascavel, Toledo, Ortigueira, Arapongas, Rolândia e Matelândia. Umuarama aparece à frente de Sarandi, Guarapuava, Campo Largo, Colombo, Cambé, Campo Mourão e outras cidades.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Edvaldo Ceranto Júnior, informa que os setores que tiveram os melhores resultados na geração de empregos foram a fabricação de móveis (com saldo positivo de 400 contratações) e a fabricação de produtos alimentícios (959). “Enquanto afetou drasticamente algumas áreas, a pandemia fez as pessoas ficarem mais tempo em casa ao longo de 2020. Por isso, muitos resolveram trocar parte da mobília e passaram a consumir mais alimentos. Essa variação acabou refletindo nas contratações por parte da indústria, que precisou aumentar a produção”, avaliou.

Houve recuo na produção de vestuário, confecções e acessórios, mas outros sete segmentos tiveram saldo positivo (acima de 10 empregos) e os demais mantiveram-se estáveis, apesar da crise na área de saúde.

“Enquanto construção civil, agropecuária, comércio e serviços tiveram números estáveis, sem grande variação, a indústria teve um crescimento de mais de 30% nas contratações em 2020, com um estoque hoje de 6.326 empregados. O comércio empregava em dezembro 9.871 umuaramenses com carteira assinada e o setor de serviços liderava com 11.559 empregos”, acrescentou o secretário Júnior Ceranto.

A Agência do Trabalhador de Umuarama segue com grande oferta de empregos – são em média cerca de 200 vagas abertas todos os dias e muitas acabam não sendo preenchidas por falta de mão de obra qualificada. “Por isso, vamos intensificar a capacitação profissional a partir deste ano. Preparando melhor os candidatos, teremos números ainda melhores”, estimou o prefeito Celso Pozzobom, lembrando que, por falta de trabalhadores, empresas locais de alimentos, setor moveleiro e até confecções já buscam trabalhadores em outras cidades da região.

O chefe da Divisão de Indústria e Comércio da Prefeitura, Paulo Leon Baraniuk, lembra que algumas cidades com desempenhos melhores que Umuarama contam com empregos temporários. “Temos cidades realizando obras rodoviárias, subestações de energia e ampliações de sistemas com grande número de trabalhadores que ficarão desempregados ao final das obras. Já por aqui os empregos são sustentáveis, em indústrias que suportaram a crise da pandemia e até cresceram. Esse detalhe é importante e mostra a solidez da nossa economia”, completou.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal