Umuarama, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

29/01/2021

Secretaria de Educação de Umuarama estrutura volta às aulas com grupos presenciais e remotos

Secretaria de Educação de Umuarama estrutura volta às aulas com grupos presenciais e remotos

Os preparativos para o novo ano letivo foram iniciados e a tão esperada volta às aulas presenciais finalmente será possível, neste início de 2021, com as adequações e as medidas de segurança necessárias para a prevenção e combate à pandemia. “Teremos escalonamento das turmas para aulas presenciais e remotas, uso de equipamentos de segurança individual tanto por professores quanto por alunos, medidas de prevenção e boas práticas de higiene para manter nossas escolas longe do coronavírus”, disse a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

No geral, as turmas serão divididas em dois ou três grupos de, no máximo, 10 alunos, de acordo com o tamanho da sala de aula e quantidade de estudantes. Enquanto um grupo terá aula presencial – de segunda a quinta-feira, até o final de março e a partir de abril de segunda a sexta – os outros grupos terão aulas remotas (on-line e/ou com atividades impressas). O intervalo (de uma ou duas semanas de aulas remotas) será definido conforme a demanda de cada turma.

Para garantir a segurança dos professores, funcionários das escolas e estudantes, um protocolo consistente de medidas foi elaborado junto à Secretaria Municipal da Saúde. Além disso, o município participa do Programa Saúde na Escola, uma iniciativa do Governo Federal implementada pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que prevê a aquisição e distribuição, para todas as unidades escolares, de álcool gel, dispenser, protetor facial, tapete, garrafas individuais para os alunos, totem para higienização das mãos sem toque, máscaras e demais insumos indicados.

Como as matrículas ainda não estão finalizadas, os números de estudantes por modalidade e etapa de ensino ainda são parciais, mas a Secretaria de Educação já tem 9.174 alunos matriculados, que devem iniciar o ano letivo 2021. Estão confirmados, conforme a última parcial, 1.418 crianças de 0 a 3 anos (Educação Infantil); 2.256 de 4 e 5 anos (Educação Infantil) 5.439 do 1º ano 5º ano (Ensino Fundamental) e 61 estudantes estão matriculados na EJA. Dos estudantes matriculados no ensino fundamental, 170 também frequentam a Sala de Recurso Multifuncional (Educação Especial).

CRONOGRAMA

A volta das aulas presenciais seguirá um cronograma que começa pelo 1º ao 5º ano do ensino fundamental (anos iniciais), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial, depois educação infantil de 4 e 5 anos, e por fim, do berçário ao jardim.

De 18 a 23/02 as unidades educacionais terão a apresentação dos professores e do espaço educacional, aos pais ou responsável, de forma escalonada (conforme cronograma prévio), entrega do guia Interações e Brincadeiras (do berçário ao jardim) e das orientações às famílias sobre o início do ano letivo. Nos grupos de WhatsApp as turmas terão vídeo de apresentação dos professores e de boas-vindas às crianças.

Neste período, o infantil 4 e 5 terá, ainda, a devolução do “Meu 2º Caderno de Interações e Brincadeiras” e a entrega do Bloco I – Atividades de Interações e Brincadeiras, as turmas do 1º ao 5º farão a devolução do 3º Caderno de Atividades 2020 e receberão o Bloco I – Atividades de Ensino e a EJA entregará o 3º Caderno de Atividades 2020 e receberá o Bloco I – Atividades de Ensino.

As aulas do Ensino Fundamental, EJA e da Educação Especial iniciam em 1º de março, de forma escalonada e com revezamento entre presencial e remoto. O atendimento presencial às crianças da Educação Infantil 4 e 5 começa em 1º de abril. Por fim, e ainda sem data, serão retomadas as atividades presenciais das crianças do berçário ao jardim.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal