Umuarama, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

23/01/2021

Recapeamento asfáltico beneficia Av. Presidente Castelo Branco em Umuarama

Recapeamento asfáltico beneficia Av. Presidente Castelo Branco em Umuarama

A Prefeitura de Umuarama iniciou nesta sexta-feira, 22, o recapeamento de mais um trecho da Avenida Presidente Castelo Branco, na região central, dentro do contrato que prevê o investimento de R$ 3 milhões na melhoria de importantes vias da cidade, além da ampliação do sistema de drenagem pluvial. Há uma frente de trabalho nas duas quadras entre a Santos Dumont e a Av. Parigot de Souza.

De acordo com o secretário de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima, os recursos para o recapeamento e as galerias somam R$ 3.029.361,84 e são provenientes do governo do Estado. “Serão 51.462,79 m² de recape, beneficiando avenidas de grande movimento utilizadas no deslocamento diário da população. O asfalto foi desgastado pelo tempo e exige constante manutenção, por isso o prefeito Celso Pozzobom optou pelo recapeamento e o município conseguiu os recursos junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu)”, informou.

O recape será executado em longos trechos da Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca (entre as avenidas Rondônia e Padre José Germano Neto Júnior), na Avenida Padre José Germano Neto Júnior (da Praça Tamoio até a Rua Walter Kreiser); na Castelo Branco (da Santos Dumont até a Avenida Tiradentes); e a Rua Irati, já recapeada entre a Rua Tomás Gonzaga e a Av. Rio Grande do Norte. Motoristas devem ficar atentos às interrupções temporárias para aplicação da capa asfáltica, sinalizadas pela empresa responsável pelo serviço.

DRENAGEM

Dentro do mesmo contrato, os trabalhos de escavação e assentamento de tubos foram interrompidos devido às chuvas dos últimos dias, na Castelo Branco. A Prefeitura iniciou no dia 12 a ampliação da rede de drenagem pluvial para eliminar um dos mais antigos pontos de alagamento da cidade, na entrada do Bosque dos Xetá. Foi necessário bloquear o tráfego de veículos num dos sentidos da avenida. Por isso, motoristas que cruzam a região central devem procurar rotas alternativas para desviar do canteiro de obras, entre o final da Parigot de Souza com Flórida até a rua Maranhão.

Operários removeram a capa asfáltica do percurso onde a tubulação será instalada, escavaram o trecho inicial e construíram a primeira caixa de conexão entre a nova rede de galerias e o ramal existente no bosque, já implantado. O alagamento é um problema que persiste há vários anos no local.

“A impermeabilização urbana e a falta de planejamento no passado criaram um ponto que concentra água das chuvas de uma grande área da cidade, sem condições adequadas de escoamento. O resultado é um ‘rio’ correndo sobre o asfalto nos dias chuvosos”, avaliou o prefeito Celso Pozzobom.

O diretor de Obras da Prefeitura, Renato Caobianco, disse que serão implantados 400 metros de rede dupla com tubos de 1,20 m de diâmetro, além de ramais nas ruas Maranhão e Piauí e travessas cruzando o canteiro central para captar água das chuvas no outro lado da avenida (sentido centro). A estimativa inicial de duas a três semanas a realização do serviço deve ser ampliada por conta das chuvas persistentes.

“Contamos com a compreensão dos motoristas e sugerimos que se evite transitar pela região”, disse o diretor. A alternativa é desviar pela Rua Bahia ou pela Avenida São Paulo.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal