Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

18/01/2021

Umuarama recebe insumos que serão usados na vacinação contra Covid-19

Umuarama recebe insumos que serão usados na vacinação contra Covid-19

O prefeito Celso Pozzobom e a secretária da Saúde do município, Cecília Cividini, receberam no início da tarde desta segunda-feira, 18, na 12ª Regional de Saúde, um lote de insumos que serão utilizados na vacinação contra a Covid-19 em Umuarama. São seringas, agulhas, aventais, máscaras e carteiras de vacinação que serão depois repassadas às unidades básicas de saúde e demais pontos onde a vacina será disponibilizada.

O envio dessa remessa começou no sábado (16) e percorreu as Regionais de Saúde de Ponta Grossa, Maringá, Telêmaco Borba, Pato Branco, Ivaiporã, Francisco Beltrão, Paranavaí e Jacarezinho. No domingo caminhões levando os insumos estiveram nas regionais de Guarapuava, Cascavel, Cianorte, Toledo, Cornélio Procópio, Londrina, Umuarama, Irati, Foz do Iguaçu, Apucarana, Campo Mourão e União da Vitória. Nesta segunda os materiais foram distribuídos aos municípios.

O governo do Estado distribuiu 2,2 milhões de insumos, que abastecerão as 1.850 salas de vacinas em todo o Paraná. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciou que em breve novos lotes de insumos serão distribuídos aos municípios, “bem como as tão esperadas doses da vacina”, afirmou. Inicialmente o Paraná receberá 265,6 mil doses da vacina. Dessas, 22.720 vão para a população indígena e 242.880 para profissionais de saúde que atuam na pandemia, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e pessoas com deficiência.

O prefeito Celso Pozzobom lembrou que Estado e governo federal têm apoiado os municípios nas ações de enfrentamento à pandemia. “A vacina ainda não chegou, mas ainda esta semana estará à disposição para imunizar os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde em nossa cidade. Será um passo importante no combate à Covid-19, que tanto sofrimento tem causado às pessoas. Mas nem por isso podemos relaxar. Ainda serão necessários alguns meses para que a maioria dos umuaramenses tenha acesso à vacina. Vamos manter os cuidados”, alertou.

Conforme o Plano Estadual de Imunização (PEI), na primeira etapa serão vacinados contra a Covid-19 os profissionais que aplicarão as vacinas; pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nesses locais; a população indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Depois o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou mais, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente, até aqueles de 60 e 64 anos. A expectativa é expandir no longo prazo a estratégia de vacinação para a população acima de 18 anos, totalizando 8.736.014 paranaenses de acordo com projeções do IBGE 2020, do total de 11.516.840 residentes no Estado. A quantidade de doses que serão distribuídas para as regionais e municípios ainda não estão definidas.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal