Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

07/01/2021

Umuarama fica em 3º no Estado, em contratações pela Agência do Trabalhador

Umuarama fica em 3º no Estado, em contratações pela Agência do Trabalhador

Apenas por meio das Agências do Trabalhador do Paraná, 71.711 profissionais foram colocados no mercado de trabalho em 2020, informa a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. E Umuarama foi a terceira cidade paranaense com resultados mais expressivos, à frente de municípios bem maiores demográfica e economicamente.

Os sete municípios do Estado que mais empregaram trabalhadores no ano passado, por meio das Agências do Trabalhador, foram Curitiba (5.238 vagas preenchidas), Cascavel (3.248) e Umuarama (2.327); depois aparecem Rolândia (2.111), Francisco Beltrão (1.765), Medianeira (1.632) e por fim Marechal Cândido Rondon (1.479).

Para o prefeito Celso Pozzobom, Umuarama vem se destacando na geração de empregos há, pelo menos, dois anos e mesmo durante a pandemia os números da cidade demonstram confiança na economia local. “Temos trabalhado bastante para tornar a cidade mais atrativa aos investidores, com grandes investimentos em obras estruturantes, redução de burocracia, agilização de processos e estímulos ao crédito para os empreendedores, além de formações contínuas e muitas parcerias”, disse.

O cenário positivo é fundamental para dar segurança aos empreendedores e o resultado é que a nossa economia se destaca no Estado, completou Pozzobom. De acordo com o governo do Estado muitas ações contribuíram para recuperar a geração de empregos, enter as quais um esforço para captar novas vagas com empresas parceiras. “Maior dinamismo no atendimento e aproximação com a iniciativa privada agilizaram o preenchimento das vagas abertas em todo o Paraná”, destacou o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

Contribuiu ainda para a retomada econômica a política adotada pelo Departamento do Trabalho da Secretaria de Justiça, por orientação do governador Ratinho Junior e do secretário Leprevost. “Nossa equipe técnica das 216 Agências do Trabalhador foi em busca de empresas que continuaram atendendo mesmo com a pandemia, empresas de serviços essenciais, e conseguimos muitas colocações”, disse o secretário.

CAGED

Outro indicador que aponta a boa condição de Umuarama é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, que mede o saldo de empregos ao confrontar as contratações e demissões. Curitiba liderou a relação dos municípios geradores de emprego (de janeiro a novembro/2020) com saldo de 6.861 novos postos de trabalho acumulados.

A capital foi seguida por Ponta Grossa (5.854), Cascavel (2.773), Ortigueira (2.676), Toledo (2.602), Arapongas (1.982), Rolândia (1.825), Matelândia (1.706), Umuarama (1.682) e Colombo (1.279). A criação de empregos está pulverizada no Estado, com a indústria da transformação e a construção civil puxando a retomada nas contratações. Esses setores que foram afetados pela pandemia, mas se reinventaram e hoje impactam no resultado positivo de outros setores.

Para o chefe da Divisão de Indústria e Comércio de Umuarama, Paulo Leon Baraniuk, algumas cidades geraram vagas temporárias em obras de infraestrutura, “enquanto em Umuarama geramos mais oportunidades na indústria, que representam empregos permanentes”, disse. Outro fator é que aqui a Agência do Trabalhador disponibiliza espaço físico para as empresas, instaladas ou que estão chegando, realizarem entrevistas com os candidatos às vagas, registrarem seus funcionários e oferecerem os treinamentos iniciais aos novos colaboradores.

“Nossa agência é a base inicial de atendimento para muitas empresas nos seus processos iniciais de implantação. A equipe de trabalho tem acesso à grande maioria das empresas do município, suas atividades e departamentos de Recursos Humanos, e serve as novas empresas também com informação para seus relacionamentos com a cidade”, completou. “Tudo isso contribui para os bons resultados”, pontuou.

A imagem, meramente ilustrativa, é anterior ao período da pandemia de coronavírus.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal