Umuarama, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

06/01/2021

Sistema Fila Única reabre para novos cadastros da educação infantil nesta quinta-feira, 07

Sistema Fila Única reabre para novos cadastros da educação infantil nesta quinta-feira, 07

O Sistema Fila Única será liberado a partir desta quinta-feira, 7, pela Secretaria Municipal de Educação, para inclusão de novos cadastros de crianças de 0 a 3 anos que buscam vagas nos centros de educação infantil de Umuarama. Os pais ou responsáveis que tiverem interesse em pleitear uma vaga devem acessar o sistema a partir das 9h para preencher os dados necessários, finalizar o cadastro e concorrer às vagas remanescentes, que serão disponibilizadas para este ano letivo.

A quantidade de vagas bem como os estabelecimentos serão divulgados no segundo edital de convocação para o período letivo, ainda sem data de publicação. “O momento é de juntar os documentos, preencher o cadastro no sistema com as informações corretas e aguardar a publicação das vagas e a classificação dos inscritos. O ano letivo começa dia 18 de fevereiro, mas como ainda estamos sob os efeitos da pandemia de coronavírus existem questões em aberto e é importante ficar atento às informações que serão divulgadas nas próximas semanas”, orienta a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

A secretária lembra que os pais ou responsáveis chamados na primeira convocação (conforme o edital 060/2020), serão novamente convocados para validar a documentação comprobatória das informações que embasam os critérios de classificação e em seguida efetivarem a matrícula. A data ainda não foi definida, mas será amplamente divulgada no momento oportuno.

ENSINO REGULAR OBRIGATÓRIO

Já as novas matrículas para estudantes do Ensino Regular Obrigatório – turmas de Infantil 4 (4 anos completos até 31/03) e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental – iniciam no próximo dia 14. Pais ou pessoas responsáveis pelos alunos deverão procurar a unidade escolar mais próxima de sua residência para verificar a disponibilidade de vaga e efetivar matrícula.

Os documentos obrigatórios são a Certidão de Nascimento (original e cópia); comprovante de residência (exclusivamente a fatura de energia da Copel atualizada, em nome do pai/ mãe/ responsável legal); declaração de vacinação para menores de 18 anos (obrigatoriedade suspensa, com necessidade de regularização posteriormente); cópia do cartão do SUS (não obrigatório); e CPF da mãe/ pai/ responsável legal que efetivar a matrícula (original e cópia).

Quando a fatura de energia não estiver em nome do responsável pelo aluno, deve ser apresentado conjuntamente outro comprovante de endereço em nome da mãe/ pai/ responsável pelo aluno. “Havendo qualquer dúvida, os pais ou responsáveis podem entrar em contato com o Setor de Documentação Escolar da Secretaria de Educação, através dos telefones (44) 36214141, ramais 130 e 144”, informa a coordenadora técnica pedagógica de Documentação Escolar, Viviane Aparecida da Silva Cameloti Lopes.

AULAS PRESENCIAIS

A Secretaria da Educação está se organizando para adotar, já no início do ano letivo, o modelo híbrido sugerido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), com momentos presenciais e remotos (síncrono e assíncrono), trabalhando pelo menos com as atividades de reforço escolar de forma presencial, com todo cuidado necessário para a prevenção ao contágio do coronavírus nas unidades escolares.

A participação dos alunos será facultativa, com organização para que possam voltar à escola de forma gradativa, em pequenos grupos, com escalonamento e acima de tudo com segurança para todos – alunos, professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino. De forma presencial ou remota, o calendário escolar prevê o início das aulas em 18 de fevereiro e o ano deverá ter 200 dias de aula, encerrando em 15 de dezembro.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal