Umuarama, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

01/12/2020

Portas e janelas sob medida diferenciam produção do polo de Umuarama

Portas e janelas sob medida diferenciam produção do polo de Umuarama

O município de Umuarama, no Noroeste do Estado, concentra um polo importante de produção de portas, janelas e estofados. Dando continuidade às reportagens que têm apresentado os produtos feitos no Estado, fomos até o município conhecer algumas empresas do setor moveleiro.

O Sindicato das Indústrias Moveleiras, Marcenarias e Afins de Umuarama e Região (Simur), contabiliza cerca de 30 empresas do ramo moveleiro, madeireiro e de estofados que, juntas, empregam diretamente 2.800 pessoas.

Para Mauro Aleyx Ribeiro, presidente do sindicato, o maior diferencial do polo de Umuarama e região é que as empresas ali instaladas fazem, sobretudo, móveis, portas e janelas sob medida. “Este é um diferencial da nossa região. Você não encontra os produtos destas empresas em depósitos de material de construção, por exemplo. Eles só são encontrados dentro da indústria ou em fornecedores mais especializados”, explica.

Um exemplo é a Madermac, empresa especializada na produção de portas, janelas e pisos de madeira. Ribeiro, que é administrador da empresa, explica que toda a produção é feita para pedidos sob medida.

Com 36 anos de existência, a Madermac empresa 84 pessoas diretamente. “Somos especializados na confecção de portas, batentes e janelas, sempre sob medida. Trabalhamos apenas com madeira e atendemos principalmente o mercado A e B”, explica o administrador.

Como a venda é feita diretamente para o consumidor final, o trabalho de divulgação é sobretudo pelo método boca a boca. “Estes tempos, um conhecido meu que estava construindo uma casa, contratou um arquiteto e foi o profissional quem indicou a nossa empresa para fazer as portas da casa. Precisou um profissional de outro estado indicar a nossa empresa para ele descobrir que fazemos aqui o produto que ele procurava”, conta Ribeiro.

Há cerca de dois anos, a empresa começou a exportar seus produtos. Hoje, 60% de tudo que é produzido pela Madermac vai para os Estados Unidos, Europa e China.

ESTOFADOS – Estofados feitos no Paraná também são destaques. Uma das cinco maiores empresas de estofados do Brasil é de Umuarama. A Hellen Estofados e Colchões mantém no município duas unidades fabris, uma que faz colchões e outra que produz os estofados.

De acordo com Walter Murça, controller da empresa, os produtos feitos no município são vendidos para o comércio varejista nacional e atendem sobretudo os públicos B, C e D.

Na fábrica, são feitos diariamente 900 sofás e 1.500 colchões. Segundo Anderson Alves Borges, gerente de RH da empresa, são 580 funcionários em Umuarama. “Temos uma fábrica no estado de são Paulo criada por questões logísticas, para atender o mercado paulista, de Goiás e Minas, principalmente. Lá, temos mais 150 colaboradores”, explica.

FEITO NO PARANÁ – Criado pelo Governo do Estado, o projeto busca dar mais visibilidade para a produção estadual. O objetivo é estimular a valorização e a compra de mercadorias paranaenses. O projeto foi elaborado pela Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes e quer incentivar a economia e a geração de renda. Empresas paranaenses interessadas em participar do programa podem se cadastrar pelo site www.feitonoparana.pr.gov.br.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal