Umuarama, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

21/11/2020

Ranking de cidades mais competitivas coloca Umuarama em destaque no país

Ranking de cidades mais competitivas coloca Umuarama em destaque no país

Umuarama aparece em posição de destaque entre as cidades mais competitivas o Brasil. De acordo com o ranking do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado nesta semana, que avalia a atuação do poder público, a Capital da Amizade ocupa a quinta colocação no quesito “Saneamento e Meio Ambiente”, com nota 97,13 – atrás apenas de Santos, Rio Claro e São Caetano do Sul (todas em SP) e Balneário Camboriú (SC).

Nesse quesito, a cidade obteve nota máxima (100) em cobertura da coleta de resíduos domésticos e destinação do lixo e avaliações muito boas em cobertura da coleta de esgoto (99,99), do tratamento de esgoto (91,95) e cobertura do abastecimento de água (99,99). De acordo com CLP, a competitividade no setor público é medida por critérios como justiça, equidade e promoção de desenvolvimento econômico e social.

Cidades do Sul e Sudeste predominaram no topo da lista, que avaliou 405 municípios com população acima de 80 mil habitantes, que representam 59,45% da população brasileira (124,94 milhões). O ranking considera 55 indicadores organizados em 12 pilares e três dimensões – instituições (sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública); sociedade (acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente); e economia (inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações).

Os dados são de período anterior à pandemia da Covid-19. Para o prefeito Celso Pozzobom, a posição de Umuarama neste ranking é resultado de muito empenho na parte ambiental e parceria com a Sanepar nos investimentos em saneamento. “A média foi excelente, puxada pela nota máxima que obtivemos na coleta e destinação de resíduos sólidos e do lixo doméstico. Nosso aterro sanitário é modelo, a frota de veículos foi renovada e o trabalho dos garis é eficiente. Tem uma boa gestão do sistema, como um todo, que reflete nos resultados”, disse.

Quanto ao saneamento, o prefeito lembrou que Umuarama conta com água tratada em 100% da área urbana e um índice elevado na zona rural e nos distritos. “Recentemente, com a renovação da concessão do serviço à Sanepar, começamos a receber grandes investimentos em ampliação da oferta de água tratada e da rede de coleta e tratamento de esgoto. Logo estes índices estarão ainda melhores”, acrescentou Pozzobom.

Considerando todos os itens, as cidades mais competitivas do país são Barueri, São Caetano do Sul e São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). Entre as cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Umuarama ocupa o 26º lugar no ranking geral de competitividade e dentre as cidades paranaenses, a Capital da Amizade aparece no 9º lugar.

OBJETIVOS

O ranking de competitividade dos municípios tem como objetivo um entendimento mais profundo e abrangente das 405 maiores cidades do país, trazendo ao público uma ferramenta simples e objetiva sobre a atuação dos líderes públicos na melhoria da competitividade e da gestão pública local. Ao mesmo tempo, representa uma ferramenta útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos e estabelecer critérios de atratividade entre os municípios, de acordo com as especificidades de cada projeto de investimento.

A competitividade na gestão pública mostra a capacidade de planejamento, articulação e execução do poder público na promoção do bem-estar social, atendimento às necessidades da população e geração de um ambiente de negócios favorável. “Esses são alguns dos fundamentos que norteiam o nosso trabalho, a nossa gestão, e os resultados são bem-aceitos pela população e pelos investidores e empreendedores”, disse Pozzobom.

Para o prefeito, os grandes investimentos estruturantes realizados nos últimos anos ajudam a projetar Umuarama no radar de indústrias, grandes redes comerciais, atacadistas, empreendimentos imobiliários e prestação de serviços. “Teremos a inauguração do Atacadão dia 2, em breve o shopping também e temos outros empreendimentos de olho na cidade. Com Umuarama se desenvolve, ganha a nossa economia e toda a população”, completou o prefeito.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal