Umuarama, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Brasil vai assinar tratado internacional da OMS que combate comércio ilegal do tabaco - Umuarama | Cidade Portal | O seu PORTAL de NOTICIAS de Umuarama.

Mundo

24/05/2018 | Concebido por Goioerê
A+ A-

Brasil vai assinar tratado internacional da OMS que combate comércio ilegal do tabaco

Brasil vai assinar tratado internacional da OMS que combate comércio ilegal do tabaco

Até julho desse ano, o Brasil deve ratificar um protocolo da Organização Mundial da Saúde para o combate ao comércio ilícito do tabaco. A informação é da OMS e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirma que as negociações estão avançadas. Concebido em 2012, esse tratado precisa ser assinado por 40 países para entrar em vigor, mas até o momento há 35 países. A expectativa da OMS é que, nos próximos meses, Brasil, Chile, El Salvador, Peru e Colômbia ratifiquem o documento.

Além da OMS e da Anvisa, diversas organizações de saúde, entre elas a American Cancer Society e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Brasil chegaram ao entendimento de seria necessário um maior controle sobre o comércio ilegal para diminuir os efeitos nocivos do tabaco na saúde. A OMS estima que um em cada dez cigarros consumidos globalmente são comprados no comércio ilegal.

A política é uma consequência de uma mudança de postura das autoridades de saúde nas últimas décadas. Elas passaram a advogar por políticas públicas mais incisivas e menos focadas apenas em informação -- assim, foram orquestrados aumento de impostos, leis de restrição ao fumo e até projetos de simplesmente diminuir a quantidade de nicotina no cigarro, como planejam os Estados Unidos em medida anunciada em março.

"O aumento de impostos e de preços sobre cigarros é considerada uma das medidas mais efetivas para prevenir a iniciação de jovens no tabagismo e estimular a cessação de fumar nas populações de menor renda e escolaridade", informou a área técnica da Anvisa ao G1.

No entanto, no entendimento das organizações de saúde, por mais que governos aumentem impostos sobre o cigarro, a medida tem pouca eficácia se maços continuam a ser vendidos a preços baixos na margem.

 

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | G1.com/BemEstar

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal