Umuarama, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Motoristas de veículos oficiais do município de Umuarama recebem orientações - Umuarama | Cidade Portal | O seu PORTAL de NOTICIAS de Umuarama.

Umuarama

10/08/2022
A+ A-

Motoristas de veículos oficiais do município de Umuarama recebem orientações

Motoristas de veículos oficiais do município de Umuarama recebem orientações

A frota de automóveis, motos, ônibus, caminhões e implementos da Prefeitura de Umuarama reúne 388 veículos, dois quais 212 são carros baixos que circulam diariamente pelas ruas da cidade e distritos – volume que equivale a menos de 0,5% do total da frota municipal, estimada em cerca de 90 mil veículos dos mais variados tipos.

Para controlar a utilização dos autos públicos a Secretaria Municipal de Administração criou a designação do gestor de frota, cujas atribuições estão regulamentadas no decreto 202/2022, que dispõe sobre a gestão dos veículos oficiais da administração pública direta e indireta.

Pelo decreto, o titular de cada secretaria, autarquia ou fundação deve designar um servidor que será responsável pelo controle, gerenciamento, manutenção e guarda dos veículos destinados às unidades de sua estrutura administrativa. Nesta terça-feira, 9, a Secretaria de Administração reuniu os gestores de frota e motoristas para orientações quanto às exigências do decreto e a conduta adequada no exercício das funções públicas.

A diretora de Trânsito do município, Dianês Maria Piffer, apresentou estatísticas de vítimas e acidentes dos últimos anos, em Umuarama, bem como as atitudes de condutores que mais geram multas.

Os acidentes vêm caindo, apesar do aumento constante na frota municipal, graças às ações do município na fiscalização e monitoramento do trânsito, por meio de câmeras nos semáforos, anjinhos (dispositivos educativos), melhorias na sinalização e o trabalho dos agentes de trânsito, disse ela.

Apesar disso o número de infrações continua alto e, como parte do trânsito, veículos oficiais por vezes são flagrados cometendo irregularidades. “É bom lembrar a multa é sempre do condutor, por isso trouxemos orientações sobre legislação, as infrações mais comuns e as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para que todos compreendam a sua responsabilidade”, detalhou Dianês.

O controlador interno do município, Daniel Dutra de Souza, e o advogado Marcos Vinícius Zimiani Moya, diretor de Articulação e Mobilização da Comunidade, completaram as orientações específicas sobre o decreto 202, a prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e a importância do servidor público ser modelo de conduta para a população, respeitando as leis e dando bons exemplos, inclusive na condução dos veículos oficiais.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal