Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

22/09/2017

Com participação de crianças, Prefeitura inicia reflorestamento do Bosque dos Xetá

Com participação de crianças, Prefeitura  inicia reflorestamento do Bosque dos Xetá

No Dia da Árvore, o prefeito Celso Pozzobom conduziu o plantio de cerca de 100 mudas de espécies nativas dando largada ao projeto de reflorestamento do Bosque dos Xetá, acompanhado por dezenas de crianças de escolas da rede municipal. O ato contou com a presença dos secretários municipais de Educação, Maria Clory Zanferrari, e Serviços Públicos, José Guimarães de Melo, do diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Elídio Pavan, da vereadora Ana Novais e da presidente da Câmara, Maria Ornelas, que também auxiliou no plantio.

Lideranças da sociedade organizada, servidores municipais e a imprensa acompanharam a atividade, iniciada por volta das 14h. “Além de nos garantir sombra e ar de qualidade para a nossa existência, a arborização regula o clima da cidade. As árvores são importantes nos bosques e também nas nossas casas, quintais e na rua. Portanto, é muito importante que todos ajudem a cuidar do meio ambiente e a recuperar as áreas degradadas”, defendeu o prefeito.

Pozzobom explicou às crianças a importância das espécies nativas – “como esta peroba rosa que estamos plantando, que existia aqui na região desde quando havia apenas índios, e foi quase extinta, junto com outras árvores consideradas madeira de lei”, disse – e disse que o exemplo de cuidado com a natureza deve ser seguido por todas as gerações, “para que no futuro vocês possam visitar o bosque, passar bons momentos e contemplar a rica flora típica da nossa região”. Além disso, continuou o prefeito, “se não cuidarmos da natureza a nossa região pode virar um deserto, os rios vão secar e vai faltar comida e água para a nossa sobrevivência”, alertou.

O plantio marca o início do reflorestamento com espécies nativas. Nos últimos meses, o manejo do Bosque dos Xetá vem eliminando espécies invasoras que ameaçam o equilíbrio do ecossistema. “Com a reposição gradativa de mudas nativas, iniciamos a recuperação para que, no futuro, tenhamos um bosque mais fiel às suas origens e características naturais”, afirmou Elídio Pavan.

As crianças e autoridades presentes plantaram mudas de ipê, peroba rosa, jequitibá, pau d'alho, guaritá, jangada, timburi e gurucaia, entre outras. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente solicitou ao Instituto Ambiental do Paraná cerca de 2 mil mudas para o reflorestamento em três bosques urbanos de Umuarama – dos Xetá, Uirapuru e Tucuruvi –, um processo contínuo com todo cuidado e acompanhamento.

ABRAÇO

Pela manhã, também nesta quinta-feira, Dia da Árvore, o prefeito Celso Pozzobom e autoridades municipais participaram de um abraço ao Bosque Uirapuru, organizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), com apoio da Prefeitura – por meio das secretarias de Educação, Serviços Públicos e Agricultura e Meio Ambiente – e demais parceiros. A ação também reuniu a Força Verde, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Lions Clube e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), alunos da rede municipal, estadual e do Colégio Sesi (escola da rede privada).

“O abraço é um gesto de amizade e carinho para com a natureza. É também a oportunidade para refletirmos sobre o que temos feito em defesa do bosque, do meio ambiente, das árvores que nos cercam e nos protegem”, disse Pozzobom, que participou da entrega da premiação do concurso de fotos de ipês, árvore símbolo de Umuarama. “Temos um plano de arborização urbana em andamento, estamos realizando o manejo dos bosques e convidamos a população a frequentar e valorizar os espaços públicos, que estão sendo bem cuidados”, completou.

 

Fotos disponíveis em:

 

1)   www.flickr.com/photos/prefeituradeumuarama/albums/72157685422928322

 

2)   www.flickr.com/photos/prefeituradeumuarama/albums/72157686925082224

 

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Com participação de crianças, Prefeitura  inicia reflorestamento do Bosque dos Xetá
Com participação de crianças, Prefeitura  inicia reflorestamento do Bosque dos Xetá
Com participação de crianças, Prefeitura  inicia reflorestamento do Bosque dos Xetá
Com participação de crianças, Prefeitura  inicia reflorestamento do Bosque dos Xetá

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal