Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

19/09/2017

Cuidado na obra: O aparecimento de escorpiões em Umuarama e região, trazendo risco de picadas e acidentes com pessoas

Cuidado na obra: O aparecimento de escorpiões em Umuarama e região, trazendo risco de picadas e acidentes com pessoas

Cuidado na obra

O aparecimento de escorpiões em Umuarama e região, trazendo risco de picadas e acidentes com pessoas, ainda que amplamente divulgado na imprensa, tem elevado o nível de preocupação da população. Em se tratando de obras, é comum o acúmulo de materiais diversos, principalmente entulho, madeiras e outros resíduos que propiciam o surgimento e a proliferação de escorpiões. Ciente do problema, o engenheiro civil Jefferson Oncken da Silveira, diretor de Obras da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, enviou comunicado solicitando a máxima atenção das empresas do ramo de construção e seus colaboradores para manter os canteiros de obras limpos e organizados.

 

Risco à saúde

“Por se tratar de saúde pública, acredito que vale a pena prevenir, pois a presença de escorpiões é um risco para os trabalhadores. Contamos com o empenho e a colaboração de todos”, afirmou o engenheiro. O secretário de Obras, engenheiro Isamu Oshima, reforça a recomendação. “É muito importante a prevenção e o cuidado tanto nas obras públicas quanto do setor privado, para evitar que os acidentes aconteçam e a saúde dos trabalhadores esteja em risco”, disse. Nos últimos meses foram capturados 85 escorpiões em diversos bairros de Umuarama, alguns das espécies mais perigosas (de coloração amarela).

 

Limpeza e higiene

Os servidores das funções de auxiliar de serviços gerais, servente geral e gari, que desempenham atividades de limpeza e higienização de estabelecimentos do município (ligados ao Fundo Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social, bem como praças, a estação rodoviária, aeroporto, Agência do Trabalhador, Procon, Secretaria de Habitação, pátio e demais estabelecimentos), terão treinamento de capacitação a ser realizado na próxima sexta-feira, 22. O início será às 13h30, no anfiteatro do Paço Municipal.

Dois temas serão tratados com os servidores, por técnicos especializados na área: “Riscos biológicos – Doenças infectocontagiosas e a importância da utilização dos EPIs”, com o palestrante Ricardo Delfine Perci (médico infectologista), e “Segurança do trabalho – Legislação sobre EPI (Equipamentos de Proteção Individual)”, com o engenheiro de Segurança do Trabalho, Daniel Pereira Lopes. O convite é da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal