Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

26/08/2017 | Concebido por Goioerê

Repelente Natural com Óleos Essenciais

Repelente Natural com Óleos Essenciais

Você se incomoda com mosquitos, pernilongos ou formigas? Tem algumas épocas do ano que os insetos procriam bem mais, e acabam incomodando nosso sossego. Quando as temperaturas aumentam, os mosquitos invadem nossas casas e espaços internos. E não é só para quem mora em casa, muitas vezes os apartamentos também são invadidos.

O combate é realmente difícil pois o mosquito é super bem-adaptado à vida na cidade. Mas todo e qualquer esforço vale a pena para combater mosquitos — especialmente o Aedes aegypti e outros vetores — pelos sérios problemas de saúde que podem causar.

Não só as picadas de mosquitos são desagradáveis e podem causar doenças como dengue, Zika e Chikungunya, mas o uso de repelentes e inseticidas em spray estão relacionados ao aumento de casos de alergias, asma, rinite e urticária. Isso porque esses repelentes contém muita química e agentes alergênicos.

Alguns truques para acabar com estas pequenas pragas são bem simples e conhecidos: odores fortes geralmente afastam os insetos, tais como cítricos, cravo, canela, citronela, copaíba e hortelã.

Repelentes Naturais para Passar na Pele

Óleo de Citronela: Adicione 6 gotas de óleo essencial em uma colher de sopa de óleo vegetal (uva, amêndoa, abacate ou coco). Misture bem e passe nas partes expostas da pele.

Óleo de Copaíba: Adicione 6 gotas de óleo essencial em uma colher de sopa de óleo vegetal (uva, amêndoa, abacate ou coco). Misture bem e passe nas partes expostas da pele.

Óleo de Cravo: Adicione 6 gotas de óleo essencial em uma colher de sopa de óleo vegetal (uva, amêndoa, abacate ou coco). Misture bem e passe nas partes expostas da pele.

Repelentes Naturais para os Ambientes

Citronela: Pingue gotas do óleo essencial no difusor e coloque nos ambientes em que deseja espantar os mosquitos e pernilongos. Caso tenha a própria planta Citronela, faça um chá bem forte e coloque em um borrifador, ou então pingue algumas gotas na água e coloque no borrifador. Use nos locais por onde os mosquitos podem entrar. Também existem velas de citronela para espantar mosquitos.

Hortelã: A hortelã é facilmente plantada em qualquer jardim e repele formigas e outros insetos. Para evitar que as formigas entrem em casa, basta despejar um pouco do óleo essencial da planta. O seu odor também desagrada aos mosquitos.

Manjericão: O manjericão também é um repelente natural de mosquitos e moscas. Pode ser usado da mesma forma que o óleo de citronela.

Óleo de Eucalipto: Além de repelente, funciona como anti-inflamatório, sendo um dos remédios mais antigos contra picadas de mosquitos. Adicione 12 gotas de óleo essencial em 50 ml de água, misture e coloque em um borrifador. Este óleo pode ser aplicado em locais fechados, desde que a pessoa não seja alérgica.

Óleo de Cravo: O cravo é muito eficaz para afastar mosquitos e também formigas. Adicione 12 gotas de óleo essencial em 50 ml de água, misture e coloque em um borrifador. Este óleo pode ser aplicado em locais fechados.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | BELEZA E SAÚDE

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal