Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

16/08/2017

Aeroporto de Umuarama será liberado após estudo climatológico

Aeroporto de Umuarama será liberado após estudo climatológico

Um estudo climatológico sob responsabilidade da Coordenação de Planos e Programas da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Dra. Rejane Karan, poderá ser decisivo para o início das operações da empresa Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Regional Orlando de Carvalho. “O estudo mostrará que em Umuarama o aeroporto praticamente não fecha e dá para operar no visual durante a maior parte do ano”, disse o secretário de Industria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro.

Bácaro juntamente com o deputado federal Osmar Serraglio, com a chefe de Coordenação de Planos e Programas Rejane Karan, a diretora de Relações Institucionais da Azul Patrizia Xavier, participaram de uma reunião na SAC – Secretaria de Aviação Civil, em Brasília, na terça-feira (15). O encontro serviu para tratar de questões técnicas referentes à liberação da operacionalização do Aeroporto Regional.

De acordo com o secretário, a Azul estaria solicitando alguns equipamentos que a Secretaria de Aviação Civil acha que não são necessários para Umuarama, em razão da diferença do clima de outras regiões do Estado onde a empresa opera, a exemplo de Ponta Grossa, cujo aeroporto fecha com frequência. “Este estudo será fundamental para a operacionalização da Azul, tão logo sejam concluídas as obras”, disse Bácaro.

Ele lembrou ainda que a presença do deputado Osmar Serraglio foi importante no encontro, flexibilizando os entendimentos. “Foi um facilitador para equacionar as pendências que existiam”.

Obras

Conforme os projetos, as obras previstas para o aeroporto de Umuarama incluem recapeamento (com uma camada de 5 cm de massa asfáltica) e ampliação da pista, que vai ganhar 74 metros de extensão e bolhas de manobra; adequações de regulamentos para atender ao avião modelo ATR 72600, a ser utilizado pela Azul para os voos regulares; ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves; adequação e ampliação do terminal de embarque e desembarque de passageiros; ainda a construção de instalações para o Corpo de Bombeiros; implantação de nova cerca operacional de alambrado; montagem da estrutura e instalação da estação de rádio.

Os recursos já estão assegurados num montante aproximado de R$ 9 milhões, sendo R$ 1 milhão em equipamentos do Governo Federal e o restante do Governo do Estado do Paraná.

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal